Trata-se de um tipo de comportamento desajustado que Freud chamava de histeria. O indivíduo mostra sintomas sensoriais ou motores incomuns (como paralisia, perda da visão ou insensibidade à dor) que aparecem repentinamente, depois de uma experiência traumática, e não são atribuíveis a uma causa fisiológica. A partir dessa afirmativa, assinale a alternativa correta.
- A) Distúrbio de estresse pós-traumático
- B) Distúrbio de Pânico
- C) Distúrbio de conversão
- D) Distúrbio de ansiedade generalizada
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Distúrbio de conversão
Análise das alternativas, segundo a CID-10:
a) Distúrbio de estresse pós-traumático
INCORRETA. Surge como uma resposta tardia e/ou protraída a um evento ou situação estressante (de curta ou longa duração) de uma natureza excepcionalmente ameaçadora ou catastrófica, a qual provavelmente causa angústia invasiva em quase todas as pessoas (p. ex., desastre natural ou feito pelo homem, combate, acidente sério, testemunhar a morte violenta de outros, etc).
b) Distúrbio de Pânico
INCORRETA. Os aspectos essenciais são ataques recorrentes de ansiedade grave (pânico), os quais não estão restritos a qualquer situação ou conjunto de circunstâncias em particular e que são, portanto, imprevisíveis. Os sintomas dominantes variam de pessoa para pessoa, porém início súbito de palpitações, dor no peito, sensações de choque, tontura e sentimentos de irrealidade são comuns.
c) Distúrbio de conversão
CORRETA. Esses transtornos foram anteriormente classificados como tipos diversos de "histeria de conversão", mas agora parece melhor evitar o termo "histeria" tanto quanto possível, em virtude de seus muitos e variados significados. Os sintomas expostos pelo enunciado são característicos deste distúrbio. Portanto, esta será nossa resposta.
d) Distúrbio de ansiedade generalizada
INCORRETA. O aspecto essencial é ansiedade, a qual é generalizada e persistente, mas não restrita ou mesmo fortemente predominante em quaisquer circunstâncias ambientais em particular (isto é, ela é "livremente flutuante").
Deixe um comentário