Conjunto de sinais e sintomas que ocorrem horas ou dias após o indivíduo cessar ou reduzir a ingestão da substância que vinha sendo consumida geralmente de forma pesada e contínua (APA, 2002). Trata-se da
- A) insuficiência fisiológica.
- B) tolerância.
- C) síndrome de abstinência.
- D) dependência comportamental.
- E) substância psicoativa.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) síndrome de abstinência.
Segundo o DSM-IV
A Abstinência é uma alteração comportamental mal-adaptativa, com elementos fisiológicos e cognitivos, que ocorre quando as concentrações de uma substância no sangue e tecidos declinam em um indivíduo que manteve um uso pesado e prolongado da substância. Após o desenvolvimento dos sintomas desagradáveis de abstinência, a pessoa tende a consumir a substância para aliviar ou para evitar estes sintomas, tipicamente utilizando a substância durante o dia inteiro, começando logo após o despertar.
O DSM-V também a descreve:
A característica essencial da abstinência de álcool é a presença de uma síndrome de abstinência característica que se desenvolve no período de várias horas a alguns dias após a cessação (ou redução) do uso pesado e prolongado de álcool. [...] Os sintomas de abstinência geralmente começam quando as concentrações sanguíneas de álcool declinam abruptamente (i.e., em 4 a 12 horas) depois que o uso de álcool foi interrompido ou reduzido. [...] Após abstinência aguda, entretanto, os sintomas de ansiedade, insônia e disfunção autonômica podem persistir durante um período de até 3 a 6 meses em níveis menores de intensidade.
Considerando as informações acima, podemos afirmar que o conjunto de sinais e sintomas que ocorrem horas ou dias após o indivíduo cessar ou reduzir a ingestão da substância que vinha sendo consumida geralmente de forma pesada e contínua, trata-se da síndrome de abstinência.
O trecho retirado do DSM-V refere-se à abstinência de álcool, mas a síndrome não se restringe a essa substância. Pode surgir após o uso de cafeína, cannabis, opióides, etc.
Dentre as alternativas, a única que poderia gerar dúvida é a "tolerância". Esta refere-se à perda do efeito da droga com o uso continuado, ou a necessidade de aumento da dose para conseguir o mesmo efeito. Pode ser inata ou adquirida.
Deixe um comentário