O estado de humor negativo caracterizado por sintomas corporais de tensão física e apreensão em relação ao futuro (American Psychiatric Association, 1994; Barlow, 2002), corresponde à definição de
- A) agitação psicótica.
- B) medo.
- C) ataque de pânico.
- D) ansiedade.
- E) neurose sintomática.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) ansiedade.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. A agitação psicótica, muitas vezes, é uma resposta a alucinações ou delírios perturbadores, mas também pode representar uma hostilidade relacionada a psicose aguda ou a um aumento da atividade motora associado com excitação da catatonia.
b) Incorreta. O medo refere-se a um objeto mais ou menos preciso, diferenciando-se da ansiedade e da angústia, que não se referem a objetos precisos.
c) Incorreta. O ataque de pânico é um período de intenso desconforto ou de sensação de medo (vejam que não se caracteriza como estado de humor) que envolve alguns dos seguintes sintomas: palpitações e taquicardia, sensação de falta de ar, suor nas mãos, medo de perder o controle ou enlouquecer, medo de morrer, etc.
d) Correta. Além de Barlow (2002) e o DSM-IV, Dalgalorrondo (2008) também conceitua ansiedade como estado de humor desconfortável, apreensão negativa em relação ao futuro, inquietação interna desagradável. Inclui manifestações somáticas e fisiológicas (dispnéia, taquicardia, vasoconstrição ou dilatação, tensão muscular, parestesias, tremores, sudorese, tontura, etc.) e manifestações psíquicas (inquietação interna, apreensão, desconforto mental, etc).
e) Incorreta. Neurose, para Van Den Berg (1970), é uma perturbação do contato inter-humano, uma perturbação nas relações com outrem, sem que, para explicá-la, se possa apelar exclusivamente a defeitos corporais, doenças corporais, psicoses, falhas constitucionais ou anomalias de caráter.
Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed, 2008.
Deixe um comentário