Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5, a característica central do transtorno disruptivo da desregulação do humor é a

Resposta:

A alternativa correta é letra A) irritabilidade crônica grave.

Como podemos ver, o DSM-V já vem sendo cobrado pelas bancas. Essa questão pertence a um concurso que aconteceu em julho/2015. Portanto, é indicado a inclusão dessa versão mais atualizada como livro de referência para as provas. 

 

Vamos à questão!

 

De acordo com o DSM-V:

A característica central do transtorno disruptivo da desregulação do humor é a irritabilidade crônica  grave. Essa irritabilidade grave apresenta duas manifestações clínicas proeminentes, sendo a  primeira as freqüentes explosões de raiva. Essas explosões tipicamente ocorrem em resposta à  frustração e podem ser verbais ou comportamentais (estas últimas na forma de agressão contra  propriedade, si mesmo ou outros). Elas devem ocorrer com frequência (i.e., em média três ou mais vezes por semana) (Critério C) por pelo menos um ano em pelo menos dois ambientes (Critérios E e F), como em casa e na escola, e devem ser inapropriadas para o desenvolvimento (Critério B). A segunda manifestação de irritabilidade grave consiste em humor persistentemente irritável ou zangado que está presente entre as explosões de raiva. Esse humor irritável ou zangado deve ser característico da criança, estando presente na maior parte do dia, quase todos os dias, e ser observável por outras pessoas no ambiente da criança (Critério D). 


Conforme descrição acima, a característica central do transtorno disruptivo da desregulação do humor é a irritabilidade crônica grave. 

 

As outras alternativas apresentam expressões que não se enquadram no quadro sintomático do transtorno mencionado. Só para esclarecer, a distimia não é considerada um sintoma, mas um transtorno. No DSM-IV, é definida como transtorno distímico. No DSM-V, é chamada de transtorno depressivo persistente. 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *