Segundo a Classificação de Transtornos Mentais da CID-10, esse transtorno conta com os seguintes aspectos principais: sintomas físicos múltiplos, recorrentes e frequentemente mutáveis os quais em geral têm estado presentes por vários anos antes que o paciente seja encaminhado para um psiquiatra. A maioria dos pacientes tem uma longa e complicada estória de contato com serviços medidos tanto primários quanto especializados, durante a qual muitas investigações negativas ou operações infrutíferas podem ter sido realizadas. Trata-se do transtorno de
- A) obsessão.
- B) somatização.
- C) dissociação.
- D) fóbico-ansioso
- E) pânico.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) somatização.
F45.0 Transtorno de somatização
Transtorno caracterizado essencialmente pela presença de sintomas físicos, múltiplos, recorrentes e variáveis no tempo, persistindo ao menos por dois anos. A maioria dos pacientes teve uma longa e complicada história de contato tanto com a assistência médica primária quanto especializada durante as quais muitas investigações negativas ou cirurgias exploratórias sem resultado podem ter sido realizadas. Os sintomas podem estar referidos a qualquer parte ou sistema do corpo. O curso da doença é crônico e flutuante, e freqüentemente se associa a uma alteração do comportamento social, interpessoal e familiar. Quando o transtorno tem uma duração mais breve (menos de dois anos) ou quando ele se caracteriza por sintomas menos evidentes, deve-se fazer o diagnóstico de transtorno somatoforme indiferenciado (F45.1).
Análise das alternativas:
a) Incorreta. O transtorno obsessivo- compulsivo inclui sintomas de obsessão. É caracterizado essencialmente por idéias obsessivas ou por comportamentos compulsivos recorrentes. As idéias obsessivas são pensamentos, representações ou impulsos, que se intrometem na consciência do sujeito de modo repetitivo e estereotipado.
b) Correta. Conforme a classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10, a descrição do enunciado apresenta sintomas típicos do transtorno de somatização. O restante das alternativas apresenta transtornos que não incluem os sintomas citados pela questão.
c) Incorreta. Os transtornos dissociativos ou de conversão se caracterizam por uma perda parcial ou completa das funções normais de integração das lembranças, da consciência, da identidade e das sensações imediatas, e do controle dos movimentos corporais.
d) Incorreta. Os transtornos fóbico-ansiosos são um grupo de transtornos nos quais uma ansiedade é desencadeada exclusiva ou essencialmente por situações nitidamente determinadas que não apresentam atualmente nenhum perigo real. Estas situações são, por esse motivo, evitadas ou suportadas com temor. Entre eles estão: agorafobia, fobia social e fobia específica.
e) Incorreta. A característica essencial do transtorno de pânico são os ataques recorrentes de uma ansiedade grave (ataques de pânico), que não ocorrem exclusivamente numa situação ou em circunstâncias determinadas mas de fato são imprevisíveis. Como em outros transtornos ansiosos, os sintomas essenciais comportam a ocorrência brutal de palpitação e dores torácicas, sensações de asfixia, tonturas e sentimentos de irrealidade, além de medo de morrer, perder o controle ou ficar louco.
Deixe um comentário