Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Deve haver uma conexão temporal imediata e clara entre o impacto de um estressor excepcional e o início dos sintomas; o início é usualmente dentro de poucos minutos, se não imediato. Essa diretriz diagnóstica que consta na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 se refere

Resposta:

A alternativa correta é letra D) à reação aguda a estresse.

 

F43.0 Reação aguda ao estresse

Transtorno transitório que ocorre em indivíduo que não apresenta nenhum outro transtorno mental manifesto, em seguida a um estresse físico e/ou psíquico excepcional, e que desaparece habitualmente em algumas horas ou em alguns dias. A ocorrência e a gravidade de uma reação aguda ao estresse são influenciadas por fatores de vulnerabilidade individuais e pela capacidade do sujeito de fazer face ao traumatismo. A sintomatologia é tipicamente mista e variável e comporta de início um estado de aturdimento caracterizado por um certo estreitamento do campo da consciência e dificuldades de manter a atenção ou de integrar estímulos, e uma desorientação. Este estado pode ser seguido quer por um distanciamento do ambiente (podendo tomar a forma de um estupor dissociativo) ou de uma agitação com hiperatividade (reação de fuga). O transtorno se acompanha freqüentemente de sintomas neurovegetativos de uma ansiedade de pânico (taquicardia, transpiração, ondas de calor). Os sintomas se manifestam habitualmente nos minutos que seguem a ocorrência do estímulo ou do acontecimento estressante e desaparecem no espaço de dois a três dias (freqüentemente em algumas horas). Pode haver uma amnésia parcial ou completa do episódio. Quando os sintomas persistem, convém considerar uma alteração do diagnóstico (e do tratamento).


Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. Não existe o transtorno de ansiedade constante, mas transtorno de ansiedade generalizada, que inclui como sintoma a ansiedade persistente, que não ocorre exclusivamente numa situação determinada.

 

b) Incorreta. O transtorno de estresse pós-traumático constitui uma resposta retardada ou protraída a uma situação ou evento estressante (de curta ou longa duração), de natureza excepcionalmente ameaçadora ou catastrófica, e que provocaria sintomas evidentes de perturbação na maioria dos indivíduos. 

 

c) Incorreta. O transtorno de ansiedade generalizada engloba sintomas de ansiedade persistente que não ocorrem exclusivamente nem mesmo de modo preferencial numa situação determinada (a ansiedade é “flutuante”). Os sintomas essenciais são variáveis, mas compreendem nervosismo persistente, tremores, tensão muscular, transpiração, sensação de vazio na cabeça, palpitações, tonturas e desconforto epigástrico. 

 

d) Correta. Com base na classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, a descrição do enunciado corresponde à reação aguda a estresse.


e) Incorreta. O transtorno de ajustamento engloba estado de sofrimento e de perturbação emocional subjetivos, que entravam usualmente o funcionamento e o desempenho sociais, ocorrendo no curso de um período de adaptação a uma mudança existencial importante ou a um acontecimento estressante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *