Continua após a publicidade..
A consciência, do ponto de vista psiquiátrico, é considerada como um processo de coordenação e síntese da atividade psíquica. As anormalidades da consciência podem ser classificadas em quantitativas e qualitativas. Especificamente, o estado crepuscular é uma alteração qualitativa na qual:
- A) há o aumento da quantidade de conteúdos abarcados pela consciência em determinado momento, representando a amplificação desta, com presença dos fenômenos de oligolalia e hipercinesia.
- B) os elementos são vivenciados de forma a romper subitamente o equilíbrio afetivo, sendo um fenômeno de curta duração.
- C) há o estreitamento do campo da consciência, o paciente parece ter perdido o elo com o mundo exterior, quase não fala e age como se estivesse psiquicamente ausente.
- D) há alteração no humor e interpretação anômala da realidade, com alargamento do campo da consciência e bradipsiquismo.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) há o estreitamento do campo da consciência, o paciente parece ter perdido o elo com o mundo exterior, quase não fala e age como se estivesse psiquicamente ausente.
Essa alternativa descreve adequadamente o estado crepuscular, que é uma alteração qualitativa da consciência. Nesse estado, ocorre um estreitamento do campo da consciência, o que faz com que o paciente pareça ter perdido o contato com o mundo exterior. Ele pode falar pouco e agir como se estivesse ausente psiquicamente, demonstrando uma falta de conexão com a realidade imediata. Essa descrição corresponde às características típicas do estado crepuscular, tornando a opção C a resposta correta.
Deixe um comentário