Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A camada de aplicação da arquitetura TCP/IP utiliza alguns protocolos, dentre eles:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) SMTP e DNS

A camada de aplicação da arquitetura TCP/IP utiliza alguns protocolos, dentre eles:
a)  FTP e TCP
b)  HTTP e UDP
c)  ICMP e IPsec
d)  IP e TELNET
e)  SMTP e DNS

 

Diferentemente do modelo OSI( com sete camadas), o modelo TCP/IP descrito por Tanenbaum tem quatro camadas, são elas:

  • Camada 4 / camada de Aplicação: contém todos os protocolos de nível mais alto, dentre eles: TELNET para a conexão de máquinas remotas; o FTP, que permite mover dados de uma máquina para a outra; o SMTP. para a transferência de mensagens eletrônicas; DNS, que mapeia os nomes de hosts para seus respectivos endereços de rede e outros.
     
  • Camada 3 / camada de Transporte: tem a finalidade de permitir que as entidades pares dos hosts de origem e de destino mantenham uma conversação, exatamente como acontece na camada de transporte OSI. Nela atua o protocolo TCP (Transmission Control Protocol), que é orientado a conexões e confiável, permite a entrega sem erros de um fluxo de bytes de entrada em mensagens discretas e passa cada uma delas para a camada inter-redes.  No destino, o processo TCP receptor volta a montar as mensagens recebidas no fluxo de saída. O TCP também cuida do controle de fluxo, impedindo que um transmissor rápido sobrecarregue um receptor lento com um volume de mensagens maior do que ele pode manipular.
     
  • Camada 2 / camada de Internet ou Inter-redeintegra toda a arquitetura. Sua tarefa é permitir que os hosts injetem pacotes em qualquer rede e garantir que eles trafegarão independentemente e até o destino (talvez em uma rede diferente). Eles podem chegar até mesmo em uma ordem diferente daquela em que foram enviados, obrigando as camadas superiores a reorganizá-los, caso a entrega em ordem seja desejável. Esta camada define um formato de pacote oficial e um protocolo chamado IP (Internet Protocol). A tarefa da camada inter-redes é entregar pacotes IP onde eles são necessários. O roteamento de pacotes é uma questão de grande importância nesta camada, assim como a necessidade de evitar o congestionamento. Por estes motivos, é razoável dizer que a função da camada inter-redes do TCP/IP é muito parecida com a da camada de rede do OSI.
     
  • Camada 1 / camada de Rede ou Enlace: a mais baixa do modelo, na qual o host se conecta à rede utilizando algum protocolo para que seja possível enviar pacotes IP. Nesta camada ocorre a detecção correção de erros de transmissão, a regulagem do fluxo de dados de modo que um host mais rápido não sobrecarregue um mais lento.

FTP (File Transfer Protocol): os servidores FTP são computadores na Internet o na rede local aos quais usuários podem estar autorizados a utilizar para armazenar arquivos. Neste caso, para manter os arquivos organizados, os usuários precisam efetuar procedimentos para manter esta organização, tais como excluir, mover, copiar e renomear objetos, entre outros. O protocolo que permite efetuar tais operações é o FTP, que atua na camada de aplicação.

 

TCP (Transmission Control Protocol) é responsável por oferecer confiabilidade na transmissão, fornecendo um serviço orientado à conexão, confiável, e full-duplex para os serviços de aplicação. O protocolo TCP atua na camada de transporte, a última camada que gerencia pacotes de roteamento e recuperação de erros.

 

HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) é conhecido como o protocolo da navegação já que, através dele, é possível navegar pelas páginas da Internet, ou, num linguajar mais técnico, ele permite a transferência de arquivos em hipermídia. Atua na camada de aplicação.

 

UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo não orientado à conexão, cuja função é transmitir dados pouco sensíveis, como fluxos de áudio e vídeo, ou para comunicação sem conexão. No UDP não existem checagens e nem confirmação alguma, os dados são transmitidos apenas uma vez. Por isso, podem estar fora de ordem, duplicados, ou serem perdidos. Os pacotes que chegam corrompidos são simplesmente descartados, sem que o emissor sequer saiba do problema. Tem como vantagem aumentar a velocidade na transmissão Assim como o TCP, atua na camada de transporte, e é amplamente utilizado em inúmeros serviços da Internet.

  

ICMP (Internet Control Message Protocol) é um protocolo utilizado para fornecer relatórios de erros à fonte original. Qualquer computador que utilize IP precisa aceitar as mensagens ICMP e alterar o seu comportamento de acordo com o erro relatado. Os roteadores devem estar programados para enviar mensagens ICMP quando receberem datagramas que provoquem algum erro. O ICMP além de informar a origem sobre falhas no envio de datagramas, envia mensagens de controle que são usadas para informar os hosts sobre redes congestionadas e a inexistência de um gateway melhor para uma rede remota. Atua na camada de Internet. 

 

IPSec (IP Security) é um mecanismo que utiliza a criptografia nos pacotes de dados, busca implementar integridade, confidencialidade e autenticidade. Trata-se de uma estrutura de padrões abertos  para proteger as comunicações através de redes TCP / IP, usando serviços de segurança por criptografiaAtua na camada de Internet. 

 

O protocolo IP (Internet Protocol) define a unidade básica de dados que será transmitida através da rede TCP/IP, definindo o formato dos pacotes utilizados. Também define uma série de regras, especificando como dispositivos e roteadores devem processar os pacotes e as condições que permitem o descarte de pacotes. Este protocolo  atua na camada de Internet, que oferece o serviço de entregas em datagramas, como é o caso da Internet. Tal serviço é considerado incerto, pois a entrega dos pacotes ocorre sem conexão (ou seja, cada pacote é tratado independentemente): a entrega não é garantida, os pacotes podem ser perdidos, duplicados, chegar atrasados e ainda fora de ordem. 

 

Telnet é um protocolo padrão da Internet que permite obter uma interface de terminais e aplicações pela Internet. Ele fornece as regras básicas para ligar um cliente (sistema composto de uma exibição e um teclado) a um intérprete de comando (servidor)Atua na camada de aplicação.

 

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é um protocolo o qual, de fato, atua na camada de aplicação do modelo TCP, e pode ser usado de duas formas:

  • Primeira: um cliente de e-mail acessa o servidor SMTP de seu provedor de e-mail para transferir mensagens para tal servidor, ou seja, o SMTP atua como servidor, neste caso;
     
  • Segunda: o servidor SMTP de um provedor de e-mail vai enviar um e-mail ao servidor destinatário da mensagem: neste caso, o host que vai enviar a mensagem, que é um servidor SMTP, estará, neste momento, atuando como um cliente, já que o protocolo usado para transferir mensagens eletrônicas entre servidores é o próprio SMTP.

DNS (Domain Name System): para que um computador seja localizado na Internet, é necessário saber seu endereço IP, pois o protocolo IP identifica apenas endereços no formato IP, que por sua vez é constituído de números e pontos (por exemplo: 198.0.175.23). Como para nós, usuários, é muito difícil memorizar endereços deste tipo, a URL (Uniform Resource Locator), que é um endereço "por extenso", como www.tecconcursos,com.br, é muito mais fácil de ser memorizada. Os navegadores aceitam, em suas barras de endereços, ambas as formas de endereçamento, IP e URL, sendo que o responsável pela conversão de URL em endereço IP é um servidor chamado DNS (Domain Name System) que, usando um grande banco dados, recebe a URL, verifica a qual IP ela corresponde, e informa o endereço IP ao navegador. O protocolo DNS consiste em diferentes tipos de mensagens DNS processadas de acordo com as informações em seus campos de mensagens. O protocolo DNS atua na camada de aplicação.

 

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.

 
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *