A computação distribuída permite que as máquinas integrantes de uma rede, que utiliza esse modelo computacional, executem o seu próprio processamento. Esse cenário permite que as organizações se beneficiem da integração de serviços, por meio da interconexão oferecida pelas redes de computadores, otimizando recursos e maximizando o poder de seu parque computacional. Nesse cenário, o modelo de redes ponto a ponto se caracteriza por
- A) agrupar um conjunto de computadores, localizados em ambientes físicos distintos, para processar grandes volumes de dados.
- B) existir um servidor frontal (front-end) que se comunica com outro servidor traseiro (back-end), este responsável pelos dados do processamento.
- C) inexistir a figura de um servidor dedicado, já que qualquer equipamento pode desempenhar a função de servidor de um determinado serviço.
- D) interligar um conjunto de computadores, de forma que pareça um supercomputador com considerável poder computacional.
- E) oferecer um modelo em que existe a figura de um equipamento servidor, responsável por atender às requisições de equipamentos clientes.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) inexistir a figura de um servidor dedicado, já que qualquer equipamento pode desempenhar a função de servidor de um determinado serviço.
A computação distribuída permite que as máquinas integrantes de uma rede, que utiliza esse modelo computacional, executem o seu próprio processamento. Esse cenário permite que as organizações se beneficiem da integração de serviços, por meio da interconexão oferecida pelas redes de computadores, otimizando recursos e maximizando o poder de seu parque computacional. Nesse cenário, o modelo de redes ponto a ponto se caracteriza por
a) agrupar um conjunto de computadores, localizados em ambientes físicos distintos, para processar grandes volumes de dados.
b) existir um servidor frontal (front-end) que se comunica com outro servidor traseiro (back-end), este responsável pelos dados do processamento.
c) inexistir a figura de um servidor dedicado, já que qualquer equipamento pode desempenhar a função de servidor de um determinado serviço.
d) interligar um conjunto de computadores, de forma que pareça um supercomputador com considerável poder computacional.
e) oferecer um modelo em que existe a figura de um equipamento servidor, responsável por atender às requisições de equipamentos clientes.
Segundo o livro Redes de Computadores, de Andrew S. Tanenbaum;
As redes ponto a ponto consistem em muitas conexões entre pares de máquinas individuais. Para ir da origem ao destino, um pacote nesse tipo de rede talvez tenha de visitar primeiro uma ou mais máquinas intermediárias. Como normalmente é possível haver várias rotas com diferentes tamanhos, encontrar boas rotas é algo importante em redes ponto a ponto. Como regra geral (embora existam muitas exceções), redes menores geograficamente localizadas tendem a usar difusão, enquanto redes maiores em geral são redes ponto a ponto. A transmissão ponto a ponto com um transmissor e um receptor às vezes é chamada unicasting.
Rede ponto a ponto: sistemas ponto a ponto (também conhecidos como P2P) são descentralizados e, assim sendo, operações podem ser realizadas por qualquer nó da rede, sendo que não há distinção entre clientes e servidores. O sistema global é projetado para aproveitar a capacidade computacional e de armazenamento disponíveis em uma rede com uma grande quantidade de nós. Estas redes são usadas normalmente para compartilhamento de músicas, vídeos, imagens, dados e outras informações em formato digital, sendo úteis tanto no meio acadêmico quanto no meio científico. No caso de falha de uma das estações, o restante da rede pode continuar operando normalmente.
Analisando as alternativas, temos que:
A – agrupar um conjunto de computadores, localizados em ambientes físicos distintos, para processar grandes volumes de dados.
Errada: redes ponto a ponto permitem, de fato, que computadores com localizações diferentes, possam enviar dados em grandes quantidades, para que sejam processados em um ou mais computadores das redes, como ocorre, por exemplo, com sistemas de dados de filiais em comunicação com bancos e servidores de uma matriz.
B – existir um servidor frontal (front-end) que se comunica com outro servidor traseiro (back-end), este responsável pelos dados do processamento.
Errada: conforme comentado acima, uma das principais características de redes ponto a ponto é não haver distinção entre clientes e servidores.
C – inexistir a figura de um servidor dedicado, já que qualquer equipamento pode desempenhar a função de servidor de um determinado serviço.
Certa: de fato, conforme comentado acima, uma das principais características de redes ponto a ponto é não haver distinção entre clientes e servidores, já que qualquer nó da rede pode assumir o papel de servidor quando for necessário.
D – interligar um conjunto de computadores, de forma que pareça um supercomputador com considerável poder computacional.
Errada: um supercomputador é um computador extremamente rápido, ou seja, capaz de processar uma quantidade significativa de dados muito rapidamente, numa velocidade estupendamente à de um computador de uso geral. O supercomputador consiste em dezenas de milhares de processadores que podem realizar bilhões e trilhões de cálculos por segundo, e por isto mesmo é usado em cálculos científicos, de engenharia, meteorologia e uma série de outras aplicações. Redes ponto a ponto, por melhor que sejam, não chegam nem perto desta capacidade computacional.
E – oferecer um modelo em que existe a figura de um equipamento servidor, responsável por atender às requisições de equipamentos clientes.
Errada: conforme comentado acima, uma das principais características de redes ponto a ponto é não haver distinção entre clientes e servidores.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.
Deixe um comentário