Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere a imagem a seguir, referente à rede de computadores de uma empresa.

 

 

Os equipamentos B e C, e um endereço IPv4 válido para o servidor D são, respectivamente:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Modem, Switch, 192.168.0.100.

Considere a imagem a seguir, referente à rede de computadores de uma empresa.

 

 

Os equipamentos B e C, e um endereço IPv4 válido para o servidor D são, respectivamente:
a)  Firewall, Modem, 256.102.10.2.
b)  Modem, Switch, 192.168.0.100.
c)  Roteador, Modem, 170.10.0.1.
d)  Access Point, Modem, 311.170.10.1.
e)  Hub, Switch, 192.10.0.1.

 

Os dispositivos mencionados nas alternativas têm as seguintes características:

  • Modem é um dispositivo de hardware que permite a conversão de dados para que um computador ou rede conecte-se à Internet, utilizado em algumas tecnologias de conexão, como dial-upADSL cabo, por exemplo.
     
  • Switch é um equipamento que também é chamado de comutador, e permite a conexão física de cabos provenientes de vários nós. É capaz de ler a informação que recebe e identificar seu destinatário, enviando-a apenas ao nó que a solicitou (diferentemente do hub, que envia a todos os nós conectados ao equipamento).
     
  • Roteador é um equipamento que, além de permitir a comunicação dos computadores de uma rede, ainda permite que a rede que gerencia se conecte a outras, ou seja, ele não é apenas capaz de interconectar computadores sem a ocorrência de colisões,  realizando também o processamento das melhores rotas para transmissão de pacotes de dados, garantindo assim que seus sinais cheguem ao seu destino de maneira mais rápida possível, seguindo as melhores rotas para difundir os dados a ele encaminhados.  
     
  • Hub é um equipamento usado para conectar dois ou mais computadores, em uma rede na qual não haja um número grande de nós.  Seu modo de transmissão de dados é em broadcasting, que em português significa difusãouma informação recebida pelo hub é retransmitida a todos os nós que a ele estiverem conectados. 
  • Access Point é um dispositivo que atua como uma estação na rede sem fio (wireless) e tem a função de administrar as conexões entre os usuários e a rede, e também pode permitir a conexão da rede sem fio com a rede cabeada. Cada dispositivo pode fornecer serviços a vários usuários em uma mesma rede. 

Em uma rede TCP/IP, cada nó recebe um endereço IP único que o identifica na rede. Um endereço IP é composto de uma sequência de 32 bits, divididos em 4 grupos de 8 bits cada. Cada grupo de 8 bits recebe o nome de octeto. O endereço IP é dividido em duas partes. A primeira identifica a rede à qual o computador está conectado e a segunda identifica o host dentro da rede. Para melhorar o aproveitamento dos endereços disponíveis, o endereçamento IP foi dividido em classes:

 

Na classe A, apenas o primeiro octeto identifica a rede, na classe B são usados os dois primeiros octetos e na classe C temos os três primeiros octetos reservados para a rede e apenas o último reservado para a identificação dos hosts dentro da rede.

O que diferencia uma classe de endereços da outra é o valor do primeiro octeto:

  • Se for um número entre 1 e 126 temos um endereço de classe A
  • Se o valor do primeiro octeto for um número entre 128 e 191, então temos um endereço de classe B;
  • Se o primeiro octeto seja um número entre 192 e 223, teremos um endereço de classe C.

Ao configurar uma rede local, é possível escolher a classe de endereços mais adequada. Para uma pequena rede, uma faixa de endereços de classe C é a mais apropriada, pois só é necessário se preocupar em configurar apenas o último octeto do endereço ao atribuir os endereços. 

  Endereços que se iniciam com 127 são reservados para a própria máquina, também conhecido como loopback; portanto, nenhum endereço IP pode começar com este número.  

Provedor de Acesso (ou ISP – Internet Service Provideré uma empresa que disponibiliza seus serviços de telecomunicações em rede para que os usuários possam acessar a Internet – o provedor é uma empresa que tem uma rede conectada à Internet, e os clientes tornam-se usuários da rede do provedor, para poder, através dela, acessar os recursos e serviços da Internet - na maioria das vezes, é cobrada uma taxa mensal

 

Analisando as alternativas, temos que:

 

A – Firewall, Modem, 256.102.10.2.

 

ErradaFirewall é uma solução de hardware ou software (o mais usado pela maioria dos usuários domésticos) que monitora o tráfego de dados e libera acesso apenas aos sítios de interesse do usuário, ou seja, ele só aceita receber e enviar dados de e para sítios considerados segurosevitando a ação de invasores. De forma mais técnica, pode-se dizer que firewall é um ponto entre duas ou mais redes, que pode ser um componente ou um conjunto de componentes, por onde passa todo o tráfego, permitindo que o controle, autenticação e os registros de todo o tráfego sejam realizados. 

 

No caso de um dispositivo configurado como firewall ele deve ficar antes do modem, ou seja, mais próximo da rede. O modem ocuparia a posição B, e não a posição C. Além disto, em nenhuma das quatro partes de um endereço IP pode haver um número maior do que 255.

 

B – Modem, Switch, 192.168.0.100.

 

Certa: o dispositivo B é um modem, responsável por fazer a comunicação da rede local com um provedor de Internet. Já o dispositivo C pode ser um switch, que conecta os computadores da rede local ao modem, para que tenham acesso à Internet. O endereço IP 192.168.0.100 é um endereço de classe C, e destinado exclusivamente a uma rede privada (lembrando que na classe C são reservados os endereços 192.168.0.0 até rede 192.168.255.255 para este tipo de uso). 

 

C – Roteador, Modem, 170.10.0.1.

 

Errada as posições entre o roteador e o modem foram trocadas, já que o modem é o dispositivo responsável pela conversão de sinais para conexão entre a rede local e o provedor de Internet e, assim sendo, no esquema apresentado deveria figurar na posição B. O roteador poderia ser usado na posição C, já que pode substituir o switch. Além disto, o endereço IP 170.10.0.1 é um endereço de classe B, que não é destinada a redes de pequeno porte, como a ilustrada na figura. 

 

D –  Access Point, Modem, 311.170.10.1.

 

Errada: access point é um nome genérico para equipamentos que atuam na distribuição de dados entre equipamentos de uma rede, como switch, roteador ou até mesmo um hub. Como já visto anteriormente, o equipamento na posição B deve ser um modem, que é o dispositivo responsável pela conversão de sinais para conexão entre a rede local e o provedor de Internet. Além disto, em nenhuma das quatro partes de um endereço IP pode haver um número maior do que 255.

 

E - Hub, Switch, 192.10.0.1.

 

Erradao dispositivo B é um modem, responsável por fazer a comunicação da rede local com um provedor de InternetUm hub não poderia atuar nesta posição, pois não tem tal capacidade. o dispositivo C pode ser um switch, que conecta os computadores da rede local ao modem, para que tenham acesso à Internet. Apesar de pertencer à classe C, o endereço IP 92.10.0.1 não poderia ser usado neste caso, pois não faz parte da faixa de endereços reservados para uso em redes privadas, que vai de192.168.0.0 até rede 192.168.255.255 para este tipo de uso). 

 

Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *