Apesar de polêmico, o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) tem se tornado frequente tanto em adultos quanto em criança. De acordo com Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR), em relação ao TDA/H é incorreto afirmar:
- A) São sintomas de desatenção, dentre outros: frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares; com frequência tem dificuldade para organizar tarefas e atividades; com frequência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (por exemplo, brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais) etc.
- B) São sintomas de Hiperatividade, dentre outros: frequentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira; frequentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado; frequentemente fala em demasia etc.
- C) O diagnóstico pode ser feito em adultos, mesmo que na infância não tenha aparecido nenhum sintoma.
- D) Para o diagnóstico é preciso que haja evidente prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.
- E) Para o diagnóstico é preciso que algum prejuízo causado pelos sintomas esteja presente em dois ou mais contextos.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) O diagnóstico pode ser feito em adultos, mesmo que na infância não tenha aparecido nenhum sintoma.
Apesar de polêmico, o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) tem se tornado frequente tanto em adultos quanto em criança. De acordo com Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR), em relação ao TDA/H é incorreto afirmar:
Segundo Rohde & Cols. (2000, p. 7)
“A tríade sintomatológica clássica da síndrome caracteriza-se por desatenção, hiperatividade e impulsividade. Independentemente do sistema classificatório utilizado, as crianças com TDAH são facilmente reconhecidas em clínicas, em escolas e em casa. A desatenção pode ser identificada pelos seguintes sintomas: dificuldade de prestar atenção a detalhes ou errar por descuido em atividades escolares e de trabalho; dificuldade para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas; parecer não escutar quando lhe dirigem a palavra; não seguir instruções e não terminar tarefas escolares, domésticas ou deveres profissionais; dificuldade em organizar tarefas e atividades; evitar, ou relutar, em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante; perder coisas necessárias para tarefas ou atividades; e ser facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa e apresentar esquecimentos em atividades diárias.”
Com base no exposto vamos a análise das alternativas:
a) São sintomas de desatenção, dentre outros: frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares; com frequência tem dificuldade para organizar tarefas e atividades; com frequência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (por exemplo, brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais) etc.
Alternativa CORRETA. De acordo com a literatura supracitada, tais sintomas descritos são compatíveis com a sintomatologia concernente a indivíduos com TDAH.
b) São sintomas de Hiperatividade, dentre outros: frequentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira; frequentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado; frequentemente fala em demasia etc.
Alternativa CORRETA. Segundo Rohde & Cols. (2000, p.7)
“A hiperatividade se caracteriza pela presença freqüente das seguintes características: agitar as mãos ou os pés ou se remexer na cadeira; abandonar sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado; correr ou escalar em demasia, em situações nas quais isto é inapropriado; pela dificuldade em brincar ou envolver-se silenciosamente em atividades de lazer; estar freqüentemente "a mil" ou muitas vezes agir como se estivesse "a todo o vapor"; e falar em demasia. ”
c) O diagnóstico pode ser feito em adultos, mesmo que na infância não tenha aparecido nenhum sintoma.
Alternativa INCORRETA. De um modo geral o TDAH evolui da infância para idade adulta, incluindo o desenvolvimento de outras comorbidades psiquiátricas inclusive. Segundo Rohde & Cols. (2000, p.7)
“Estudos têm demonstrado que crianças com essa síndrome apresentam um risco aumentado de desenvolverem outras doenças psiquiátricas na infância, adolescência e idade adulta.”
d) Para o diagnóstico é preciso que haja evidente prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.
Alternativa CORRETA. Sobre a questão pontuada pela afirmativa, Rohde & Cols. (2000, p.8) mencionam que no diagnóstico de TDAH, é preciso que haja:
“...prejuízo clinicamente significativo na vida da criança. Sintomas de hiperatividade ou de impulsividade sem prejuízo na vida da criança podem traduzir muito mais estilos de funcionamento ou de temperamento do que um transtorno psiquiátrico;”
e) Para o diagnóstico é preciso que algum prejuízo causado pelos sintomas esteja presente em dois ou mais contextos.
Alternativa CORRETA. Considerando o que traz a assertiva, Rohde & Cols. (2000, p.8) destacam o seguinte:
“Os sintomas de desatenção e/ ou hiperatividade/impulsividade precisam ocorrer em vários ambientes da vida da criança (por exemplo, escola e casa) e manterem-se constantes ao longo do período avaliado.”
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Fonte consultada:
Rohde, Luis Augusto, Barbosa, Genário, Tramontina, Silzá, & Polanczyk, Guilherme. (2000). Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Brazilian Journal of Psychiatry, 22(Suppl. 2), 07-11. https://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462000000600003
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