Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o sinal mais característico da abstinência em uma pessoa usuária crônica de álcool.
- A) Amnésia anterógrada.
- B) Delirium tremens.
- C) Taquicardia.
- D) Doença de Wernicke.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Delirium tremens.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o sinal mais característico da abstinência em uma pessoa usuária crônica de álcool.
a) Amnésia anterógrada.
Observe os critérios para a abstinência de álcool, conforme o DSM-V:
"1. Hiperatividade autonômica (p. ex., sudorese ou frequência cardíaca maior que 100 bpm).
2. Tremor aumentado nas mãos.
3. Insônia.
4. Náusea ou vômitos.5. Alucinações ou ilusões visuais, táteis ou auditivas transitórias.
6. Agitação psicomotora.
7. Ansiedade.
8. Convulsões tônico-clônicas generalizadas."
Amnésia anterógrada não faz parte.
Assertiva Falsa.
b) Delirium tremens.
Ainda que não esteja entre os critérios para o diagnóstico de abstinência de álcool, o delirium tremens é característico desta abstinência. Veja o que diz o DSM-V:
"Embora confusão mental e alterações na consciência não sejam critérios para abstinência de álcool, delirium por abstinência de álcool (...) pode ocorrer no caso de abstinência.
Assim como é válido para qualquer estado de confusão e agitação independentemente da causa, além de perturbação da consciência e da cognição, o delirium por abstinência pode envolver alucinações visuais, táteis ou (raramente) auditivas (delirium tremens).
Quando se desenvolve delirium por abstinência, provavelmente há uma condição médica clinica-mente relevante (p. ex., insuficiência hepática, pneumonia, sangramento gastrintestinal, seqüelas de traumatismo craniano, hipoglicemia e desequilíbrio eletrolítico ou estado pós-operatório)."
Assertiva Correta.
c) Taquicardia.
A hiperatividade autonômica (p. ex. taquicardia), como vimos acima, é um sintoma que está presente na abstinência do álcool.
Portanto, de acordo com o DSM-V, estaria Correta. Porém, a banca aponta como Falsa.
d) Doença de Wernicke.
Conforme vimos, doença de Wernicke não está entre os sintomas da abstinência do álcool.
Assertiva Falsa.
Podemos concluir que, de acordo com o DSM-V, temos duas alternativas corretas nesta questão, o que abre margem para RECURSO.
Deixe um comentário