Segundo Birman, “a psicopatologia contemporânea se interessa fundamentalmente pelas síndromes e pelos sintomas, no sentido médico do termo. Com isso, a concepção tradicional de enfermidade, centrada na ideia de etiologia, perde terreno”.
A partir desta perspectiva, assinale a alternativa correta:
- A) A investigação das causas e condições de surgimento de uma patologia é sobrevalorizada no novo modelo psicopatológico.
- B) O foco no modelo sindrômico se deu pelo fortalecimento, nas últimas décadas, da Psicanálise como teoria de referência no campo da psicopatologia.
- C) O enfraquecimento de um modelo clínico centrado no tratamento psicofarmacológico dos transtornos mentais deu espaço a este novo cenário.
- D) A perda de influência da investigação etiológica não trouxe mudanças significativas ao diagnóstico e clínica psicopatológicos.
- E) A clínica das síndromes prioriza a regulação psicofarmacológica do disfuncionamento em detrimento do tratamento de suas causas psíquicas.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) A clínica das síndromes prioriza a regulação psicofarmacológica do disfuncionamento em detrimento do tratamento de suas causas psíquicas.
Segundo Birman, “a psicopatologia contemporânea se interessa fundamentalmente pelas síndromes e pelos sintomas, no sentido médico do termo. Com isso, a concepção tradicional de enfermidade, centrada na ideia de etiologia, perde terreno”.
A partir desta perspectiva, assinale a alternativa correta:
a) A investigação das causas e condições de surgimento de uma patologia é sobrevalorizada no novo modelo psicopatológico.
A investigação das causas, na verdade, é subvalorizada. De acordo com Birman, o que se valoriza nesse novo modelo são as síndromes, sintomas e medicamentos.
Assertiva Falsa.
b) O foco no modelo sindrômico se deu pelo fortalecimento, nas últimas décadas, da Psicanálise como teoria de referência no campo da psicopatologia.
Pelo contrário, nesse cenário, a psicanálise ocupa um lugar secundário. Observe o texto de Birman:
"Assim, pode-se dizer que a psicopatologia da dita pós-modernidade se caracteriza pelo paradigma biológico, onde as neurociências funcionam como sendo as referências teóricas daquela. Com isso, as psicoterapias ficam num plano secundário no campo da intervenção terapêutica, centrada substancialmente nos psicofármacos.
Então a psicanálise passa a ocupar um lugar secundário e periférico no discurso psicopatológico atual. Além disso, as intervenções assumem uma incidência pontual, baseando-se em disfuncionamentos onde o registro das histórias dos sujeitos é algo absolutamente secundário."
Assertiva Falsa.
c) O enfraquecimento de um modelo clínico centrado no tratamento psicofarmacológico dos transtornos mentais deu espaço a este novo cenário.
De acordo com Birman, o modelo clínico centrado no tratamento psicofarmacológico é que dá origem ao novo cenário. Portanto, não é o enfraquecimento do modelo e, sim, o seu fortalecimento.
Assertiva Falsa.
d) A perda de influência da investigação etiológica não trouxe mudanças significativas ao diagnóstico e clínica psicopatológicos.
Segundo Birman, essa perda da influência da investigação etiológica trouxe, sim, mudanças. Veja:
"Poderíamos até, se quiserem, articular esta nova construção teórica da medicina com o sistema atual de cuidado e de assistência, no qual a regulação flexível dos disfuncionamentos corpóreos é totalmente dominante face não apenas ao diagnóstico mais conciso e profundo, mas também frente às terapêuticas etiológicas. Seria nestes termos, enfim, que a medicalização do social se realiza na atualidade".
Assertiva Falsa.
e) A clínica das síndromes prioriza a regulação psicofarmacológica do disfuncionamento em detrimento do tratamento de suas causas psíquicas.
A alternativa está de acordo com as ideias de Birman. O autor fala que a psicopatologia contemporânea se interessa pelas síndromes e sintomas, deixando de lado a etiologia da doença. Dessa forma, os medicamentos são usados para regular o que está disfuncional e não se tem mais a pretensão de curar a doença.
Veja o texto de Birman:
"As diferentes modalidades de mal estar corpóreo são delineadas e classificadas como síndromes, se fundando para isso na ação terapêutica do medicamento, constituindo-se, pois, uma outra concepção nosográfica.
Tudo isso revela uma mudança da estratégica médica frente ao mal-estar corpóreo na sua diversidade. Não se pretende mais a cura, no sentido clássico da medicina clínica, mas apenas a regulação do mal-estar.
Por isso mesmo, o medicamento se transforma no vetor da nova construção nosográfica, pois aquele seria o eixo da regulação corpórea. Revela-se, assim, que a leitura do mal-estar corporal assume uma direção totalmente funcional e não mais etiológica."
Assertiva Correta.
A alternativa correta é, portanto, a Letra E.
Deixe um comentário