Uma crise de pânico pode ser desencadeada por um estímulo forte e pode atingir qualquer pessoa. Para o diagnóstico, é importante que as crises tenham levado a alterações comportamentais ou cognitivas. É INCORRETO afirmar que:
- A) dentre os sintomas possíveis durante a crise de pânico, podemos identificar: taquicardia, desconforto torácico, sudorese, sensação de falta de ar, parestesias, sensação de morte iminente, medo de enlouquecer, sensação de tontura e desmaio, despersonalização, dentre outros.
- B) quem sofre do transtorno de pânico pode ter crises com muita frequência, inclusive várias vezes por dia e, em geral, sem nenhum motivo aparente.
- C) dentre os fatores precipitantes e mantenedores mais comuns das crises, podemos citar: doenças, acidentes, doença familiar, crise financeira, separação conjugal e uso de estimulantes do sistema nervoso central.
- D) os tratamentos preconizados para o transtorno de pânico estão vinculados aos aspectos biológicos, ao curso da doença e ao desempenho funcional das pessoas acometidas.
- E) segundo a classificação para identificar o transtorno de pânico, devemos caracterizar a crise pesquisando a presença de pelo menos dois sintomas isolados sob situação de estresse ou forte emoção.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) segundo a classificação para identificar o transtorno de pânico, devemos caracterizar a crise pesquisando a presença de pelo menos dois sintomas isolados sob situação de estresse ou forte emoção.
Uma crise de pânico pode ser desencadeada por um estímulo forte e pode atingir qualquer pessoa. Para o diagnóstico, é importante que as crises tenham levado a alterações comportamentais ou cognitivas. É INCORRETO afirmar que:
a) dentre os sintomas possíveis durante a crise de pânico, podemos identificar: taquicardia, desconforto torácico, sudorese, sensação de falta de ar, parestesias, sensação de morte iminente, medo de enlouquecer, sensação de tontura e desmaio, despersonalização, dentre outros.
A alternativa elenca os sintomas do pânico corretamente. Segundo Nabuco de Abreu:
"Segundo essa classificação, para identificar o transtorno de pânico, devemos caracterizar o ataque ou a crise pesquisando a possível presença de pelo menos quatro sintomas concomitantes, com aparecimento repentino, sem uma relação de causa e efeito, com duração aproximada de 10 a 30 minutos e em qualquer local, os quais incluem:
taquicardia, dor no peito ou desconforto torácico, sudorese, tremores ou abalos, sensação de falta de ar ou sufocamento (formigamento de extremidades ou membros), sensação de morte iminente, medo de vir a enlouquecer, sensação de tontura, instabilidade ou desmaio, desrealização (sensação de irrealidade), despersonalização (estar distanciado de si mesmo), calafrios ou ondas de calor".
Assertiva Correta.
b) quem sofre do transtorno de pânico pode ter crises com muita frequência, inclusive várias vezes por dia e, em geral, sem nenhum motivo aparente.
A alternativa está de acordo com o texto de Nabuco de Abreu:
"Quem sofre desse transtorno pode ter crises de pânico com muita frequência, inclusive várias vezes por dia, Além disso, as crises, em geral, aparecem sem nenhum motivo aparente, em qualquer situação, mesmo quando tudo parece estar bem".
Assertiva Correta.
c) dentre os fatores precipitantes e mantenedores mais comuns das crises, podemos citar: doenças, acidentes, doença familiar, crise financeira, separação conjugal e uso de estimulantes do sistema nervoso central.
Novamente está de acordo com o texto de Nabuco de Abreu:
"Os fatores precipitantes mais comuns são as situações de estresse a que somos submetidos no cotidiano: doenças, acidentes, doença familiar, crise financeira, separação conjugal; bem como o uso de estimulantes do sistema nervoso central: alcool, drogas (cocaína, anfetaminas, maconha, etc.)".
Assertiva Correta.
d) os tratamentos preconizados para o transtorno de pânico estão vinculados aos aspectos biológicos, ao curso da doença e ao desempenho funcional das pessoas acometidas.
Mais uma vez, a alternativa está de acordo com o texto literal de Nabuco de Abreu:
"Os tratamentos preconizados para o transtorno de pânico estão vinculados às bases biológicas, ao curso da doença e ao desempenho funcional das pessoas acometidas"
Assertiva Correta.
e) segundo a classificação para identificar o transtorno de pânico, devemos caracterizar a crise pesquisando a presença de pelo menos dois sintomas isolados sob situação de estresse ou forte emoção.
Dois sintomas isolados não caracterizam o transtorno. Veja o que Nabuco de Abreu fala:
"Dois ou três sintomas isolados não caracterizam a condição, e apenas um ataque de pânico sem alteração dos hábitos não caracteriza o transtorno de pânico, podendo ocorrer em situações de estresse ou forte emoção".
Assertiva Falsa.
A alternativa incorreta é, portanto, a Letra E.
Deixe um comentário