Atualmente, as síndromes depressivas são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde como um problema prioritário de saúde pública e são consideradas como primeira causa de incapacidade entre os problemas de saúde. Em relação às síndromes depressivas, é correto afirmar que:
- A) nas formas graves de depressão, podem estar presentes marcante alteração psicomotora como lentificação ou estupor, entretanto, sem nunca apresentar delírios ou alucinações.
- B) as alterações ideativas dizem respeito ao déficit de atenção e concentração e dificuldade de tomar decisões.
- C) a distimia é uma depressão leve, de curta duração, que geralmente, tem o primeiro episódio após os 60 anos.
- D) caracterizam-se por uma multiplicidade de sintomas afetivos, instintivos e neurovegetativos, ideativos e cognitivos, relativos à autovaloração, à vontade e à psicomotricidade.
- E) as alterações da autovaloração referem-se à tendência de permanecer na cama o dia todo, ao aumento da latência entre as perguntas e as respostas, à lentificação, ao mutismo e à negação.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) caracterizam-se por uma multiplicidade de sintomas afetivos, instintivos e neurovegetativos, ideativos e cognitivos, relativos à autovaloração, à vontade e à psicomotricidade.
Atualmente, as síndromes depressivas são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde como um problema prioritário de saúde pública e são consideradas como primeira causa de incapacidade entre os problemas de saúde. Em relação às síndromes depressivas, é correto afirmar que:
a) nas formas graves de depressão, podem estar presentes marcante alteração psicomotora como lentificação ou estupor, entretanto, sem nunca apresentar delírios ou alucinações.
Podem, sim, estar presentes delírios ou alucinações. Observe o texto de Dalgalarrondo:
"Também podem estar presentes, em formas graves de depressão, sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações), marcante alteração psicomotora (geralmente lentificação ou estupor) e fenômenos biológicos (neuronais ou neuro-endócrinos) associados."
Assertiva Falsa.
b) as alterações ideativas dizem respeito ao déficit de atenção e concentração e dificuldade de tomar decisões.
Déficit de atenção e concentração e dificuldade de tomar decisões dizem respeito às alterações Cognitivas, não é, portanto, uma alteração ideativa.
Veja como Dalgalarrondo definiu essas duas alterações:
ALTERAÇÕES IDEATIVAS
– Ideação negativa, pessimismo em relação a tudo
– Idéias de arrependimento e de culpa
– Ruminações com mágoas antigas
– Visão de mundo marcada pelo tédio (“A vida é vazia, sem sentido; nada vale a pena.”)
– Idéias de morte, desejo de desaparecer, dormir para sempre
– Ideação, planos ou atos suicidasALTERAÇÕES COGNITIVAS
– Déficit de atenção e concentração
– Déficit secundário de memória– Dificuldade de tomar decisões
– Pseudodemência depressiva
Assertiva Falsa.
c) a distimia é uma depressão leve, de curta duração, que geralmente, tem o primeiro episódio após os 60 anos.
Segundo Dalgalarrondo a distimia é muito duradoura. Veja:
"Distimia é uma depressão crônica, geralmente de intensidade leve, muito duradoura. Começa no início da vida adulta e persiste por vários anos."
Assertiva Falsa.
d) caracterizam-se por uma multiplicidade de sintomas afetivos, instintivos e neurovegetativos, ideativos e cognitivos, relativos à autovaloração, à vontade e à psicomotricidade.
A alternativa está de acordo literalmente com o texto de Dalgalarrondo:
"Do ponto de vista psicopatológico, as síndromes depressivas têm como elementos mais salientes o humor triste e o desânimo (Del Pino, 2003). Entretanto, elas caracterizam-se por uma multiplicidade de sintomas afetivos, instintivos e neurovegetativos, ideativos e cognitivos, relativos à autovaloração, à vontade e à psicomotricidade.
Também podem estar presentes, em formas graves de depressão, sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações), marcante alteração psicomotora (geralmente lentificação ou estupor) e fenômenos biológicos (neuronais ou neuro-endócrinos) associados".
Assertiva Correta.
e) as alterações da autovaloração referem-se à tendência de permanecer na cama o dia todo, ao aumento da latência entre as perguntas e as respostas, à lentificação, ao mutismo e à negação.
A tendência de permanecer na cama o dia todo, ao aumento da latência entre as perguntas e as respostas, à lentificação, ao mutismo e à negação dizem respeito às alterações da Volição e da Psicomotricidade, não da autovaloração.
Veja como Dalgalarrondo definiu:
ALTERAÇÕES DA AUTOVALORAÇÃO
– Sentimento de auto-estima diminuída
– Sentimento de insuficiência, de incapacidade
– Sentimento de vergonha e autodepreciaçãoALTERAÇÕES DA VOLIÇÃO
E DA PSICOMOTRICIDADE
– Tendência a permanecer na cama por todo o dia (com o quarto escuro, recusando visitas, etc.)
– Aumento na latência entre as perguntas e as respostas
– Lentificação psicomotora até o estupor
– Estupor hipertônico ou hipotônico
– Diminuição da fala, redução da voz, fala muito lenta
– Mutismo (negativismo verbal)
– Negativismo (recusa à alimentação, à interação pessoal, etc.)
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
Deixe um comentário