De acordo com Dalgalarrondo (2008), embora a tendência atual seja de abandonar o conceito de neurose, identificar um indivíduo como tendo um quadro neurótico permite uma compreensão adequada para um considerável número de pacientes. Sendo assim, sobre a neurose, é correto afirmar que:
- A) no centro de toda neurose está a angústia.
- B) no sistema diagnóstico DSM-V, o conceito de neurose foi parcialmente suprimido e é usado juntamente com o de transtornos mentais “menores”.
- C) a fobia simples ou específica caracteriza-se por medo moderado, persistente, desproporcional e irracional.
- D) na síndrome obsessiva, o indivíduo nunca reconhece o caráter irracional e absurdo dos pensamentos obsessivos.
- E) na histeria dissociativa podem ocorrer alterações da consciência, com pseudo-crises que se assemelham a crises epiléticas, entretanto sem nunca haver rebaixamento e afunilamento da consciência, o que caracterizaria outra psicopatologia.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) no centro de toda neurose está a angústia.
De acordo com Dalgalarrondo (2008), embora a tendência atual seja de abandonar o conceito de neurose, identificar um indivíduo como tendo um quadro neurótico permite uma compreensão adequada para um considerável número de pacientes. Sendo assim, sobre a neurose, é correto afirmar que:
a) no centro de toda neurose está a angústia.
A alternativa está de acordo literalmente com Dalgalarrondo. Veja o texto do autor:
"No centro de todas as neuroses, está a angústia. O homem neurótico vive os conflitos humanos fundamentais de forma particularmente dolorosa e recorrente."
Assertiva Correta.
b) no sistema diagnóstico DSM-V, o conceito de neurose foi parcialmente suprimido e é usado juntamente com o de transtornos mentais “menores”.
A banca mudou um pequeno detalhe: não foi no DSM-V e, sim, no DSM-IV. Segundo Dalgalarrondo:
"No sistema diagnóstico DSM-IV, o conceito de neurose foi totalmente suprimido e, em seu lugar, permaneceram transtornos mentais ditos 'menores' (...)"
Assertiva Falsa.
c) a fobia simples ou específica caracteriza-se por medo moderado, persistente, desproporcional e irracional.
Fobia simples ou específica caracteriza-se por medo intenso. Veja o que Dalgalarrondo fala:
"A fobia simples ou específica caracteriza-se por medo intenso, persistente, desproporcional e irracional (...)"
Assertiva Falsa.
d) na síndrome obsessiva, o indivíduo nunca reconhece o caráter irracional e absurdo dos pensamentos obsessivos.
Na verdade, o indivíduo reconhece o caráter irracional dos pensamentos e tenta neutralizá-los. De acordo com Dalgalarrondo:
"O indivíduo reconhece o caráter irracional e absurdo desses pensamentos, tentando, às vezes, neutralizá-los com outros pensamentos ou com atos e rituais específicos".
Assertiva Falsa.
e) na histeria dissociativa podem ocorrer alterações da consciência, com pseudo-crises que se assemelham a crises epiléticas, entretanto sem nunca haver rebaixamento e afunilamento da consciência, o que caracterizaria outra psicopatologia.
O rebaixamento e afunilamento da consciência podem, sim, ocorrer. Observe o que Dalgalarrondo diz:
"Na histeria dissociativa, podem ocorrer alterações da consciência, com pseudocrises que se assemelham a crises epilépticas (Harris, 2005). Ocorrem freqüentemente como crises histérico-dissociativas, com rebaixamento e afunilamento da consciência (estado crepuscular histérico)".
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra A.
Deixe um comentário