O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um quadro neurobiológico caracterizado pelo desempenho inapropriado dos mecanismos que regulam a atenção, a reflexibilidade e a atividade. Pode-se afirmar ainda que:
- A) do ponto de vista genético, já foi constatado em diversas pesquisas que a probabilidade de sujeitos com TDAH terem filhos com este transtorno é nula.
- B) para a classificação do TDAH, atualmente são três as categorias reconhecidas: predominantemente desatento (com três ou mais sintomas de desatenção), predominantemente hiperativo (com três ou mais sintomas de hiperatividade) e predominantemente impulsivo (com três sintomas de impulsividade).
- C) o TDAH se configura num transtorno heterogêneo, de instalação na infância tendo como característica a desatenção, a impulsividade e a hiperatividade.
- D) os indivíduos com esse transtorno geralmente apresentam baixa tolerância a espera, alta necessidade de recompensa imediata, falha na previsão das consequências e presença de respostas rápidas e precisas.
- E) de acordo com os estudos e pesquisas da área, não há uma correlação do aumento do risco de TDAH após o nascimento com o nível de substâncias químicas no período gestacional, como tabaco e álcool.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) o TDAH se configura num transtorno heterogêneo, de instalação na infância tendo como característica a desatenção, a impulsividade e a hiperatividade.
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um quadro neurobiológico caracterizado pelo desempenho inapropriado dos mecanismos que regulam a atenção, a reflexibilidade e a atividade. Pode-se afirmar ainda que:
a) do ponto de vista genético, já foi constatado em diversas pesquisas que a probabilidade de sujeitos com TDAH terem filhos com este transtorno é nula.
Segundo Bonadio e Mori, a probabilidade de sujeitos com TDAH terem filhos com o transtorno aumenta. Veja:
A afirmação anterior indica a fragilidade genética do sujeito, a qual, dependendo da combinação entre fatores genéticos e ambientais, poderá manifestar-se e compor o quadro sintomático do TDAH. Neste sentido, os fatores orgânicos determinariam a existência ou não do transtorno, ou seja, se na família os pais apresentam os genes para o TDAH, a probabilidade de o filho desenvolvê-lo se amplia em relação à outra criança que geneticamente não apresenta esta suscetibilidade.
Assertiva Falsa.
b) para a classificação do TDAH, atualmente são três as categorias reconhecidas: predominantemente desatento (com três ou mais sintomas de desatenção), predominantemente hiperativo (com três ou mais sintomas de hiperatividade) e predominantemente impulsivo (com três sintomas de impulsividade).
De acordo com o DSM-V, temos os subtipos:
- Apresentação Combinada;
- Apresentação Predominantemente Desatenta;
- Apresentação Predominantemente Hiperativa/Impulsiva.
Assertiva Falsa.
c) o TDAH se configura num transtorno heterogêneo, de instalação na infância tendo como característica a desatenção, a impulsividade e a hiperatividade.
A assertiva está de acordo com o texto de Rohde e Halpern:
"Embora caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, o TDAH é uma patologia bastante heterogênea, pelo menos no nível fenotípico. Provavelmente, casos diversos com fenomenologias particulares (heterogeneidade clínica) também apresentam heterogeneidade etiológica. Para o leitor interessado, uma revisão aprofundada sobre a etiologia do TDAH pode ser encontrada em Roman et al."
Assertiva Correta.
d) os indivíduos com esse transtorno geralmente apresentam baixa tolerância a espera, alta necessidade de recompensa imediata, falha na previsão das consequências e presença de respostas rápidas e precisas.
Essa alternativa foi uma pegadinha. A banca alterou um pequeno detalhe da frase de Assef e colab. Observe:
indivíduos com TDAH caracterizam-se principalmente por uma dificuldade em inibir comportamentos, com prejuízos nas habilidades de planejamento e de interrupção de tarefas, apresentando características como baixa tolerância à espera, alta necessidade de recompensa imediata, falha na previsão das conseqüências, déficit na auto-regulação e presença de respostas rápidas, porém imprecisas.
Portanto, as respostas são rápidas, mas não são precisas.
Assertiva Falsa.
e) de acordo com os estudos e pesquisas da área, não há uma correlação do aumento do risco de TDAH após o nascimento com o nível de substâncias químicas no período gestacional, como tabaco e álcool.
De acordo com Topczewski, existe essa correlação, sim:
"Dentre os fatores ambientais responsáveis pelo TDAH, devemos citar o consumo de tabaco, álcool e cocaína no período gestacional; nos períodos peri e pós-natal, mencionam-se o sofrimento fetal, o baixo peso e a prematuridade".
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra C.
Deixe um comentário