Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O autismo é um transtorno caracterizado por prejuízos sociais, comportamentais e de comunicação. Sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é correto afirmar:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Inserção social, comunicação e comportamentos, interesse e atividades restritos e repetitivos são domínios que compõem a tríade diagnóstica do TEA.

 

O autismo é um transtorno caracterizado por prejuízos sociais, comportamentais e de comunicação. Sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é correto afirmar:

 

a)  Inserção social, comunicação e comportamentos, interesse e atividades restritos e repetitivos são domínios que compõem a tríade diagnóstica do TEA.

 

A afirmativa está de acordo com o texto de Czermainski e colab.:

 

"apesar das divergências da literatura, a investigação das FE (Funções Executivas) parece ser relevante para a compreensão dos sintomas apresentados por indivíduos com TEA. Crianças e adolescentes com essa condição parecem apresentar prejuízos envolvendo vários componentes das FE, havendo ainda a necessidade de se investigar a relação desses prejuízos com aqueles observados nos três domínios que compõem a tríade diagnóstica do TEA: interação social, comunicação e comportamentos, interesses e atividades restritos e repetitivos."

 

Assertiva Correta.

 

b)  Para que haja o TEA é necessária a presença de deficiência mental e disfunções executivas.

 

Como vimos acima, deficiência mental e disfunções executivas não fazem parte da tríade diagnóstica.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  A função executiva da fluência verbal no TEA consiste na habilidade de alternar diferentes pensamentos ou ações, de acordo com as mudanças do ambiente.

 

Na verdade, a alternativa traz a definição de flexibilidade cognitiva ou mental, não de fluência verbal. Veja o que Czermainski e colab. dizem:

 

"A flexibilidade cognitiva ou mental é a habilidade de alternar diferentes pensamentos ou ações, de acordo com as mudanças do ambiente ou do contexto (Lezak, Howieson e Loring, 2004)".

 

Assertiva Falsa.

 

d)  As funções executivas no TEA são consideradas processos simples, dispensáveis, entretanto presentes na organização do comportamento em um ambiente em constante mudança.

 

As funções executivas são processos cognitivos complexos. Estudos indicam que podem existir disfunções executivas no TEA, porém isso não permite afirmar que funções executivas no TEA são processos simples. Observe o texto de Czermainski e colab:

 

"As funções executivas (FE) são processos cognitivos complexos necessários para a organização e adaptação do comportamento a um ambiente em constante mudança (Jurado e Rosselli, 2007). Incluem habilidades como inibição, planejamento, flexibilidade mental, fluência verbal e memória de trabalho (Chan, Shum, Toulopoulou e Chen, 2008; Hamdan e Pereira, 2009)".

 

Assertiva Falsa.

 

e)  TEA é uma condição homogênea, com desenvolvimento linear e desempenho constante em termos de funcionamento executivo.

 

Segundo Czermainski e colab., o TEA é uma condição heterogênea:

 

"Não há um claro entendimento na literatura sobre quais componentes executivos estariam mais prejudicados. Considerando-se que o TEA é uma condição muito heterogênea, dadas as diferenças sintomatológicas e de desenvolvimento, a variabilidade de desempenho em termos de funcionamento executivo tende a caracterizar essa população clínica"

 

Assertiva Falsa. 

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *