Carlos, 37 anos, casado, relata que uma certa conduta tem sido um grande transtorno na sua rotina de trabalho: precisa lavar as mãos a cada vez que desliga o telefone e em seu trabalho isso acontece inúmeras vezes. Além disso, ao chegar pela manhã e ao final do dia sente uma necessidade incontrolável em lavar, não só suas canetas, mas também as da mesa do colega ao lado, hábito este que mantém em segredo para não desagrada-lo. Esse recorte da fala de Carlos nos remete a um quadro de:
- A) transtorno obsessivo-compulsivo.
- B) transtorno narcisista.
- C) esquizofrenia.
- D) lipofobia.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) transtorno obsessivo-compulsivo.
O comportamento descrito no caso de Carlos, de lavar as mãos repetidamente e sentir uma necessidade incontrolável de realizar certos rituais, como lavar canetas, é característico do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Nesse transtorno, as obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos recorrentes e persistentes que causam ansiedade ou desconforto, enquanto as compulsões são comportamentos repetitivos que a pessoa realiza para diminuir a ansiedade causada pelas obsessões.
No caso de Carlos, a necessidade de lavar as mãos após desligar o telefone e o hábito de lavar as canetas, mesmo as do colega, são exemplos de compulsões. Esses comportamentos interferem significativamente na vida diária de Carlos, prejudicando sua rotina de trabalho e causando-lhe desconforto.
Portanto, o quadro descrito está mais alinhado com os critérios diagnósticos do transtorno obsessivo-compulsivo do que com os de outras condições, como transtorno narcisista, esquizofrenia ou lipofobia.
Deixe um comentário