Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Uma funcionária foi admitida em uma empresa depois de passar por um processo de seleção bastante rigoroso. Iniciando seu trabalho, mostrou‐se competente e ativa, sugerindo soluções para os problemas que lhe eram apresentados. Entretanto, à medida que o tempo passava, começou a ter dificuldades com a execução das tarefas solicitadas, entregando‐as sempre no final do prazo.


A funcionária tinha consciência do problema e aceitou a indicação de um atendimento psicológico, uma vez que o problema estava repercutindo desfavoravelmente no seu trabalho. Durante a avaliação psicológica, a funcionária admitiu que esse problema estava presente em várias áreas de sua vida, sendo sugerida uma terapia breve para discutir o sintoma apresentado.


Com base no caso descrito, o diagnóstico sugerido pelo psicólogo éde

Resposta:

A alternativa correta é letra C) procrastinação.

Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. A ansiedade é definida como estado de humor desconfortável, apreensão negativa em relação ao futuro, inquietação interna desagradável. Inclui manifestações somáticas e fisiológicas (dispnéia, taquicardia, vasoconstrição ou dilatação, tensão muscular, parestesias, tremores, sudorese, tontura, etc.) e manifestações psíquicas (inquietação interna, apreensão, desconforto mental, etc).

 

b) Incorreta. O termo angústia relaciona-se diretamente à sensação de aperto no peito e na garganta,  de compressão,  sufocamento. Assemelha-se muito à ansiedade, mas tem conotação mais corporal e mais relacionada ao passado. 

 

c) Correta. Conseguimos chegar à resposta, primeiramente, por eliminação do restante das alternativas, as quais mencionam termos que não traduzem as atitudes da funcionárias. Em segundo lugar, pelo trecho: "começou a ter dificuldades com a execução das tarefas solicitadas, entregando‐as sempre no final do prazo", que nos apresenta uma ação típica da procrastinação.

 

d) Incorreta. Na depressão, evidentes sintomas como: humor deprimido, anedonia, fatigabilidade, diminuição da concentração e da auto-estima, idéias de culpa e de inutilidade, distúrbios do sono e do apetite, devem estar presentes por pelo menos duas semanas, e não mais que por dois anos de forma ininterrupta.

 

e) Incorreta. Síndrome de Burnout pode ser definida como um fenômeno psicossocial, caracterizado pelo esgotamento físico e mental intenso, que se desenvolve como resposta a pressões prolongadas que uma pessoa sofre a partir de fatores emocionais estressantes e interpessoais relacionados com o trabalho.

 


Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed, 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *