Conforme a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, a Hipomania (F30.0) é um grau mais leve de mania (F30.1), na qual as anormalidades do humor e do comportamento são por demais persistentes e marcantes para serem incluídas sob
- A) hipermania (F35.0), e são acompanhadas por alucinações somente.
- B) mania (F36.1), e são acompanhadas por delírios somente.
- C) ciclotimia (F34.0), mas não são acompanhadas por alucinações ou delírios.
- D) transtorno bipolar (F32.1), mas não são acompanhadas por embotamento afetivo.
- E) episódio depressivo atual (F33.0), e são acompanhadas por embotamento afetivo.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) ciclotimia (F34.0), mas não são acompanhadas por alucinações ou delírios.
A questão pede um conhecimento sobre a Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e, especificamente, sobre a Hipomania. O diagnóstico desse transtorno inclui a presença dos seguintes sintomas:
- Elevação ligeira mas persistente do humor, da energia e da atividade, associada em geral a um sentimento intenso de bem-estar e de eficácia física e psíquica.
- Aumento da sociabilidade, do desejo de falar, da familiaridade e da energia sexual, e uma redução da necessidade de sono; estes sintomas não são, entretanto, tão graves de modo a entravar o funcionamento profissional ou levar a uma rejeição social.
- A euforia e a sociabilidade são por vezes substituídas por irritabilidade, atitude pretensiosa ou comportamento grosseiro.
- As perturbações do humor e do comportamento não são acompanhadas de alucinações ou de ideias delirantes.
A partir dessa descrição, vamos analisar as alternativas:
a) Incorreta. Podemos eliminá-la observando a segunda parte da alternativa, pois sabemos que a Hipomania não inclui alucinação como sintoma, além disso não existe o transtorno Hipermania.
b) Incorreta. Nessa alternativa o erro está na afirmação de que Hipomania inclui episódios de delírio. Ademais, o código da doença está errado, episódio maníaco é classificado como F30.
c) Correta. Segundo o CID-10, a cliclotimia é diagnosticada pela presença de numerosos períodos com sintomas hipomaníacos e numerosos períodos com sintomas depressivos. Essa descrição explica o fato de a Hipomania não se enquadrar como ciclotimia considerando-se que seus sintomas são demais persistentes e marcantes, sem intercalar com a depressão. Na segunda parte da alternativa afirma-se que a hipomania não é acompanhada de alucinação e delírio, o que também está correto.
d) Incorreta. O código citado do Transtorno Bipolar está incorreto, sendo que F32.1 refere-se ao episódio depressivo moderado na CID-10, por isso já eliminamos a alternativa. O Transtorno Bipolar é enquadrado no código F31.
e) Incorreta. Pela descrição da Hipomania logo acima percebemos que as anormalidades do humor presente nesse transtorno são totalmente distintas do episódio depressivo atual, além de que, a Hipomania não inclui sintomas de embotamento afetivo.
Deixe um comentário