Julgue o item a seguir, acerca de psicologia da saúde e comportamentos de saúde.
Em situações de estresse, na fase de alarme, o corpo responde de forma defensiva aos agentes nocivos, o que envolve a liberação de epinefrina, o aumento da taxa de batimentos cardíacos e da pressão arterial, entre outras respostas autonômicas simpáticas.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito: certo
Certo! O estresse pode ser dividido em três fases: alarme, resistência e exaustão. A fase de alarme é a primeira fase, caracterizada pelo aumento da capacidade do organismo de responder ao agente estressor, com respostas autonômicas como o aumento da taxa de batimentos cardíacos e da pressão arterial.
“A reação de estresse pode ser dividida em três fases. A fase de alarme ou excitação, que ocorre quando o organismo reconhece o estímulo como estressante, é caracterizada por aumento da capacidade orgânica em responder ao agente agressor, com ativação do Sistema Nervoso Simpático (SNS) e do eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal (HHA), resultando em aumento na secreção de catecolaminas (norepinefrina e epinefrina) e de glicocorticóides. Se o estímulo for mantido, a capacidade de reação diminui e o organismo desenvolve mecanismos adaptativos durante a fase seguinte, denominada fase de resistência. Quando essa adaptação não ocorre, desenvolve-se a fase de exaustão, na qual o organismo torna-se suscetível a distúrbios renais, cardiovasculares, gastrintestinais e/ou imunológicos (Lundberg, 2000; McEwen, 2000a).
Frente a estressores internos ou externos, a preservação da homeostasia requer adaptações contínuas autonômicas, endócrinas e comportamentais (Aguilera, 1998). Respostas comportamentais incluem alterações cognitivas e sensoriais, aumento do alerta, intensificação da memória seletiva, supressão de comportamentos de fome e de reprodução e analgesia induzida pelo estresse (McEwen, 2000a; Pacak, McCarty, 2000).
As respostas comportamentais e fisiológicas são desencadeadas pela ativação dos sistemas efetores do estresse primário, incluindo o eixo SNS-medula da adrenal e o eixo HHA. O sistema límbico, ao ser estimulado por um estressor, ativa o hipotálamo, o qual recebe e integra as informações neurais e humorais e estimula a atividade simpática e a secreção de dois neuro-hormônios: o hormônio liberador de corticotrofina (CRH) e a vasopressina. Estes são transportados para a hipófise anterior, onde estimulam a liberação do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH). O ACTH, ao atuar na zona fasciculada da glândula adrenal, promove maior secreção de glicocorticóides (Buckingham, 2000)”
Referência
Tanno, Ana Paula, & Marcondes, Fernanda Klein. (2002). Estresse, ciclo reprodutivo e sensibilidade cardíaca às catecolaminas. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, 38(3), 273-289. https://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322002000300004
Deixe um comentário