Considerando a classificação dos transtornos de humor, nos quais a perturbação fundamental é uma alteração do humor ou do afeto, assinale a alternativa correta.
- A) Na hipomania existe a presença de uma elevação do humor fora de proporção com a situação do sujeito, podendo variar de uma jovialidade descuidada a uma agitação praticamente incontrolável.
- B) Na distimia ocorre o rebaixamento crônico do humor, persistindo ao menos por vários anos, mas cuja gravidade não é suficiente ou na qual os episódios individuais são muito curtos para responder aos critérios de transtorno depressivo recorrente grave, moderado ou leve.
- C) No transtorno depressivo recorrente, atualmente em remissão, há instabilidade persistente do humor que comporta numerosos períodos de depressão ou de leve elação nenhum deles suficientemente grave ou prolongado para responder aos critérios de um transtorno afetivo bipolar.
- D) No transtorno afetivo bipolar, episódio atual misto, há episódio atual correspondente à descrição de um episódio depressivo grave com sintomas psicóticos.
- E) No transtorno afetivo bipolar, episódio atual depressivo grave sem sintomas psicóticos, existe a ocorrência, no passado, de ao menos um episódio afetivo maníaco bem documentado, e episódio atual caracterizado pela presença simultânea de sintomas maníacos e depressivos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Na distimia ocorre o rebaixamento crônico do humor, persistindo ao menos por vários anos, mas cuja gravidade não é suficiente ou na qual os episódios individuais são muito curtos para responder aos critérios de transtorno depressivo recorrente grave, moderado ou leve.
A distimia é caracterizada por um estado crônico de humor deprimido, porém menos grave do que o observado nos transtornos depressivos maiores. Os sintomas podem persistir por anos, mas sua gravidade é geralmente menos intensa do que na depressão maior. Embora os episódios de distimia sejam mais brandos, eles tendem a ser persistentes, afetando significativamente o funcionamento e a qualidade de vida do indivíduo. No entanto, esses episódios não atingem os critérios para serem classificados como transtorno depressivo recorrente. Portanto, a opção B é a correta, pois descreve adequadamente a natureza e características da distimia.
Deixe um comentário