Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise as afirmativas sobre os transtornos de personalidade, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


(   ) Os traços de personalidade são padrões persistentes no modo de perceber, relacionar-se e pensar sobre o ambiente e sobre si mesmo.


(   ) Devem ser diagnosticado apenas quando as características definidoras aparecerem antes da puberdade e são típicas do funcionamento do indivíduo a longo prazo.


(   ) Os transtornos de personalidade antissocial e borderline tendem a tornar-se menos evidentes com a idade.


(   ) Causam prejuízo social ou ocupacional e manifesta-se na área cognitiva ou afetiva.


(   ) O TEPT e a paranóia são exemplos de transtornos de personalidade.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) V – F – V – F – F.

Gabarito Letra C

 

(V) Os traços de personalidade são padrões persistentes no modo de perceber, relacionar-se e pensar sobre o ambiente e sobre si mesmo.

Verdadeiro!

“Traços de personalidade são padrões persistentes de percepção, de relacionamento com e de pensamento sobre o ambiente e si mesmo que são exibidos em uma ampla gama de contextos sociais e pessoais. Os traços de personalidade constituem transtornos da personalidade somente quando são inflexíveis e mal-adaptativos e causam prejuízo funcional ou sofrimento subjetivo significativos.”


(F) Devem ser diagnosticado apenas quando as características definidoras aparecerem antes da puberdade e são típicas do funcionamento do indivíduo a longo prazo.

Falso! Só deve ser diagnosticado um transtorno de personalidade quando os traços são inflexíveis e mal adaptativos, além  de causarem prejuízos.


(V) Os transtornos de personalidade antissocial e borderline tendem a tornar-se menos evidentes com a idade.

Verdadeiro!

“As características de um transtorno da personalidade costumam se tornar reconhecíveis durante a adolescência ou no começo da vida adulta. Por definição, um transtorno da personalidade é um padrão persistente de pensamento, sentimento e comportamento que é relativamente estável ao longo do tempo. Alguns tipos de transtorno da personalidade (notadamente os transtornos da personalidade antissocial e borderline) tendem a ficar menos evidentes ou a desaparecer com o envelhecimento, o que parece não valer para alguns outros tipos (p. ex., transtornos da personalidade obsessivo-compulsiva e esquizotípica).”


(F) Causam prejuízo social ou ocupacional e manifesta-se na área cognitiva ou afetiva.

Falso! Os transtornos de personalidade podem se manifestar na cognição, afetividade, funcionamento interpessoal ou controle de impulsos.

 “O aspecto essencial de um transtorno da personalidade é um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo e que se manifesta em pelo menos duas das seguintes áreas: cognição, afetividade, funcionamento interpessoal ou controle de impulsos (Critério A). Esse padrão persistente é inflexível e abrange uma ampla faixa de situações pessoais e sociais (Critério B), provocando sofrimento clinicamente significativo e prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo (Critério C). O padrão é estável e de longa duração, e seu surgimento ocorre pelo menos a partir da adolescência ou do início da fase adulta (Critério D).”


(F) O TEPT e a paranóia são exemplos de transtornos de personalidade.

Falso! O transtorno de estresse pós traumático e a paranoia não são transtornos de personalidade. A personalidade paranoide é um transtorno de personalidade.

 

Assim, a sequência correta é V F V F F

Gabarito Letra C

 

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 02 de setembro de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *