Segundo BARLOW (2013), são critérios do DSM – IV para evidenciar a dependência de substâncias:
I. Necessidade de quantidade cada vez maior de substância para chegar ao estado de intoxicação ou obter o efeito desejado;
II. Acentuada diminuição do efeito em função do uso contínuo da mesma quantidade de substância;
III. Desejo persistente ou iniciativas malsucedidas para diminuir ou controlar o uso de substância.
IV. Muito tempo gasto com atividades necessárias para obter a substância.
V. Continuado uso de substância apesar de a pessoa saber que tem problema físico ou psicológico persistente ou recorrente.
Assinale a alternativa correta:
- A) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
- B) Somente as afirmativas I e IV estão incorretas.
- C) Somente a afirmativa III está incorreta.
- D) Todas as afirmativas estão corretas.
- E) Todas as afirmativas estão incorretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Todas as afirmativas estão corretas.
Essa é a resposta correta porque todos os critérios mencionados estão de acordo com os critérios estabelecidos pelo DSM-IV para evidenciar a dependência de substâncias. Vamos analisar cada afirmativa:
- I. Necessidade de quantidade cada vez maior de substância para chegar ao estado de intoxicação ou obter o efeito desejado: Esse critério refere-se à tolerância, que é um dos sinais de dependência química.
- II. Acentuada diminuição do efeito em função do uso contínuo da mesma quantidade de substância: Isso indica a tolerância, que é outro sinal de dependência de substância.
- III. Desejo persistente ou iniciativas malsucedidas para diminuir ou controlar o uso de substância: Esse critério reflete a incapacidade de controlar o uso da substância, característica central da dependência química.
- IV. Muito tempo gasto com atividades necessárias para obter a substância: Isso mostra a priorização da substância sobre outras atividades, o que é comum em casos de dependência química.
- V. Continuado uso de substância apesar de a pessoa saber que tem problema físico ou psicológico persistente ou recorrente: Esse critério indica a persistência no uso mesmo diante das consequências negativas, outro indicador de dependência de substância.
Portanto, todas as afirmativas estão alinhadas com os critérios estabelecidos para evidenciar a dependência de substâncias de acordo com o DSM-IV.
Deixe um comentário