O estudo da esquifofrenia envolve a identificação de uma série de sintomas.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
- A) As alucinações mais comuns nos pacientes esquizofrênicos são as visuais.
- B) Os comportamentos desorganizados fazem parte do elenco de sintomas produtivos.
- C) Os delírios característicos da paranóia costumam ser desorganizados.
- D) As parafrenias são formas de psicose precoce em que o indivíduo mantém certa preservação da personalidade.
- E) Situações traumáticas podem desencadear quadros psicóticos, com remissão rápida que não deixam sequelas nos pacientes.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Situações traumáticas podem desencadear quadros psicóticos, com remissão rápida que não deixam sequelas nos pacientes.
Gabarito: Letra E
O estudo da esquifofrenia envolve a identificação de uma série de sintomas.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
a) As alucinações mais comuns nos pacientes esquizofrênicos são as visuais.
Errado. As alucinações mais frequentes são as auditivas. As ilusões visuais são o tipo mais comum de ilusão.
b) Os comportamentos desorganizados fazem parte do elenco de sintomas produtivos.
Errado. Os sintomas produtivos, ou positivos, são manifestações novas, como as alucinações e os delírios. O comportamento desorganizado é classificado como parte da síndrome desorganizada.
“Esta síndrome corresponde, de alguma forma, ao subtipo classicamente denominado esquizofrenia hebefrênica. Assim, nas formas desorganizadas de síndrome esquizofrênica, temos:
1. Pensamento progressivamente desorganizado, de um leve afrouxamento das associações até a total desagregação e produção de um pensamento totalmente incompreensível
2. Comportamentos desorganizados e incompreensíveis, particularmente comportamentos sociais e sexuais inadequados, agitação psicomotora, vestimenta e aparência bizarras
3. Afeto inadequado, ambivalente; descompasso entre as esferas afetivas, ideativas e volitivas
4. Afeto pueril, paciente reage globalmente de forma infantil, “boboca””
c) Os delírios característicos da paranóia costumam ser desorganizados.
Errado. Pelo contrário, geralmente eles são organizados.
“A paranóia caracteriza-se, portanto, por um delírio geralmente organizado e sistematizado, às vezes com temática complexa, que permanece como que “encistado”, “cristalizado”, em um domínio da personalidade do doente, sem comprometer todo o resto. Ocorre em sujeitos com mais idade (geralmente após os 40 anos), e geralmente tem curso crônico e estável. O termo moderno transtorno delirante corresponde ao que Kraepelin denominava paranóia (que curiosamente, no linguajar popular, é usado como sinônimo de idéias de perseguição).”
d) As parafrenias são formas de psicose precoce em que o indivíduo mantém certa preservação da personalidade.
Errado. As parafrenias tem surgimento tardio.
“As parafrenias são formas de psicose esquizofreniforme, de aparecimento tardio, em que surgem delírios, em geral acompanhados de alucinações, mas nas quais, semelhantemente à paranóia, há relativa preservação da personalidade do doente. Alguns autores consideram a parafrenia uma forma tardia de esquizofrenia, surgindo comumente após os 45 ou 50 anos de idade (Howard; Almeida; Levy, 1994)”
e) Situações traumáticas podem desencadear quadros psicóticos, com remissão rápida que não deixam sequelas nos pacientes.
Certo! São as chamadas psicoses breves, reativas ou psicogênicas:
“PSICOSES BREVES, REATIVAS OU PSICOGÊNICAS
A psiquiatria clínica registra alguns casos de pacientes com quadros psicóticos, esquizofreniformes ou não, de surgimento agudo, com remissão rápida (dias ou semanas) que não causam “seqüelas” no psiquismo do doente ou deterioração da personalidade. Um porcentagem desses casos (menos de 50%) surge após traumas psíquicos mais ou menos intensos, como um assalto, perder-se em uma floresta, um acidente de trânsito ou de trabalho, morte de parentes ou amigos queridos, etc. Nesses casos, clinicamente predominam sintomas floridos, como idéias delirantes ou deliróides (em geral paranóides), alucinações visuais e/ou auditivas, intensa perplexidade, confusão mental, ansiedade acentuada e medos difusos. Pode confundir-se com transtorno de estresse pós-traumático ou com quadros graves de histeria (alguns denominam a ocorrência de sintomas psicóticos na histeria de “psicose histérica”).”
Nosso gabarito é Letra E.
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Deixe um comentário