Com relação ao funcionamento normal e patológico do psiquismo humano, considere as afirmações a seguir:
I– O conceito de normalidade em saúde mental e em psicopatologia é uma questão bem definida, existindo consenso entre os autores e entre as teorias sobre sua definição.
II– A definição de normalidade estatística em psicopatologia é aplicada especialmente a fenômenos quantitativos, sendo que de acordo com a definição, o normal passa a ser aquilo que se observa com mais frequencia.
III– Uma das críticas apresentadas ao critério de normalidade subjetiva em psicopatologia é o fato de que por ser definido como a percepção subjetiva do próprio indivíduo em relação a seu estado de saúde e às suas vivências subjetivas, pode ser avaliado por ele como positivo em situações em que apresente um transtorno mental grave como no caso de sujeitos em fase maníaca.
- A) Apenas II e III são corretas.
- B) Todas são incorretas.
- C) Apenas I e III são corretas.
- D) São corretas I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Apenas II e III são corretas.
Gabarito Letra A
Com relação ao funcionamento normal e patológico do psiquismo humano, considere as afirmações a seguir:
I- O conceito de normalidade em saúde mental e em psicopatologia é uma questão bem definida, existindo consenso entre os autores e entre as teorias sobre sua definição.
Errado! Não há consenso sobre o conceito de normalidade:
“O conceito de saúde e de normalidade em psicopatologia é questão de grande questão de grande controvérsia. (Al-almeida Filho, 2000).
Obviamente, quando se trata de casos extremos, cujas alterações comportamentais e mentais são de intensidade acentuada e de longa duração, o delineamento das fronteiras entre o normal e o patológico não é não problemático. Entretanto, há muitos casos limítrofes, nos quais a delimitação entre comportamentos e formas de sentir normais e patológicas é bastante difícil.
II- A definição de normalidade estatística em psicopatologia é aplicada especialmente a fenômenos quantitativos, sendo que de acordo com a definição, o normal passa a ser aquilo que se observa com mais frequencia.
Certo! Essa é a definição de normalidade estatística:
“Normalidade estatística. A normalidade estatística identifica norma e freqüência. Trata-se de um conceito de normalidade que se aplica especialmente a fenômenos quantitativos, com determinada distribuição estatística na população geral. (...) O normal passa a ser aquilo que se observa com mais freqüência.”
III- Uma das críticas apresentadas ao critério de normalidade subjetiva em psicopatologia é o fato de que por ser definido como a percepção subjetiva do próprio indivíduo em relação a seu estado de saúde e às suas vivências subjetivas, pode ser avaliado por ele como positivo em situações em que apresente um transtorno mental grave como no caso de sujeitos em fase maníaca.
Certo! Dalgalarrondo também fala sobre isso:
“Normalidade subjetiva. Aqui é dada maior ênfase à percepção subjetiva do próprio indivíduo em relação a seu estado de saúde, às suas vivências subjetivas. O ponto falho desse critério é que muitas pessoas que se sentem bem, "muito saudáveis e felizes", como no caso de sujeitos em fase maníaca, apresentam, de fato, um transtorno mental grave.”
Dessa forma, apenas II e III estão corretos.
Gabarito Letra A
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Deixe um comentário