Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com relação à Síndrome de Dependência do Álcool (SDA.), compreendida como um estado decorrente do consumo repetitivo de álcool, assinale a afirmativa incorreta.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) A SDA é definida a partir dos sintomas físicos decorrentes da ingestão do álcool por longos períodos.

Gabarito Letra A

Com relação à Síndrome de Dependência do Álcool (SDA.), compreendida como um estado decorrente do consumo repetitivo de álcool, assinale a afirmativa incorreta.
a)  A SDA é definida a partir dos sintomas físicos decorrentes da ingestão do álcool por longos períodos.
Errado. A SDA é definida como um estado psíquico e físico resultante da ingestão repetitiva de álcool, incluindo a compulsão para ingerir bebidas alcoólicas de modo contínuo ou periódico.

“A SDA não é uma enfermidade estática que se define em termos absolutos, mas um transtorno que se constitui ao longo da vida. É um fenômeno que depende da interação de fatores biológicos e culturais – por exemplo, religião e valor simbólico do álcool em cada comunidade –, que determinam como o indivíduo vai se relacionando com a substância, em um processo de aprendizado individual e social do modo de se consumir bebidas. Nesse processo de aprendizado da maneira de usar o álcool, um dos fenômenos mais significativos é o surgimento dos sintomas de abstinência. Quando a pessoa passa a ingerir a bebida para aliviar esses sintomas é estabelecida uma forte associação que sustenta tanto o desenvolvimento quanto a manutenção da dependência.”

 

b)  Na SDA, o indivíduo apresenta aumento de tolerância ao álcool.

Certo! O aumento da tolerância ao álcool é uma característica da SDA.

“3) Aumento da tolerância ao álcool: Com a evolução da síndrome, há necessidade de doses crescentes de álcool para obter o mesmo efeito conseguido com doses menores, ou a capacidade de realizar atividades apesar de altas concentrações sangüíneas de álcool.”


c)  Na SDA, o indivíduo apresenta sintomas repetitivos de abstinência.
Certo!

“4) Sintomas repetidos de abstinência

Quando há diminuição ou interrupção do consumo de álcool, surgem sinais e sintomas de intensidade variável. No início, eles são leves, intermitentes e pouco incapacitantes mas, nas fases mais severas da dependência, podem manifestar-se os sintomas mais significativos, como tremor intenso e alucinações. Os estudos descritivos identificaram três grupos de sintomas: -físicos: tremores (desde finos de extremidades até generalizados), náuseas, vômitos, sudorese, cefaléia, cãibras, tontura. -afetivos: irritabilidade, ansiedade, fraqueza, inquietação, depressão. -sensopercepção: pesadelos, ilusões, alucinações (visuais, auditivas ou tácteis).”

 

d)  Na SDA, o indivíduo apresenta comportamento de esquiva.
Certo! O consumo de álcool pode representar uma esquiva.

 

e)  Em casos de SDA, a tolerância, após períodos de abstinência, reinstala-se mais rapidamente

Certo! O padrão de dependência é reestabelecido rapidamente mesmo após longos períodos de abstinência, e isso inclui sintomas de tolerância.

“7) Reinstalação após a abstinência: Mesmo depois de períodos longos de abstinência, se o paciente tiver uma recaída, rapidamente restabelecerá o padrão antigo de dependência.”.

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

Gigliotti, Analice, & Bessa, Marco Antonio. (2004). Síndrome de Dependência do Álcool: critérios diagnósticos. Brazilian Journal of Psychiatry26(Suppl. 1), 11-13. https://doi.org/10.1590/S1516-44462004000500004

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *