O diagnóstico sindrômico visa
- A) avaliar a demanda do sujeito e fazer um encaminhamento somente para a rede de atendimento credenciada.
- B) descrever sinais (baixa autoestima, sentimentos de culpa) e sintomas (humor deprimido, ideação suicida) para a classificação de um quadro ou síndrome (Transtorno Depressivo Maior).
- C) promover entrevistas sistêmicas entre casais e famílias de forma a detectar a síndrome da alienação parental, já que há uma demanda específica de atenção à saúde emocional de crianças e adolescentes nela envolvidos.
- D) excluir a existência de sintomas clínicos raros que possam pertencer a quadros nosológicos graves, pois isso indica a exclusão do psicólogo no tratamento.
- E) avaliar síndromes cromossômicas que façam a interface com a psicologia e a genética humana na faixa etária que vai dos 0 aos 18 anos de idade.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) descrever sinais (baixa autoestima, sentimentos de culpa) e sintomas (humor deprimido, ideação suicida) para a classificação de um quadro ou síndrome (Transtorno Depressivo Maior).
Gabarito Letra B
O diagnóstico sindrômico visa
a) avaliar a demanda do sujeito e fazer um encaminhamento somente para a rede de atendimento credenciada.
Errado. Esse é o objetivo da entrevista de triagem.
b) descrever sinais (baixa autoestima, sentimentos de culpa) e sintomas (humor deprimido, ideação suicida) para a classificação de um quadro ou síndrome (Transtorno Depressivo Maior).
Certo!
“. A entrevista diagnóstica pode priorizar aspectos sindrômicos ou psicodinâmicos. O primeiro visa à descrição de sinais (baixa auto-estima, sentimentos de culpa) e sintomas (humor deprimido, ideação suicida) para a classificação de um quadro ou síndrome (Transtorno Depressivo Maior). O diagnóstico psicodinâmico visa à descrição e à compreensão da experiência ou do modo particular de funcionamento do sujeito, tendo em vista uma abordagem teórica. Tanto o diagnóstico sindrômico quanto o psicodinâmico visam à modificação de um quadro apresentado em benefício do sujeito.”
c) promover entrevistas sistêmicas entre casais e famílias de forma a detectar a síndrome da alienação parental, já que há uma demanda específica de atenção à saúde emocional de crianças e adolescentes nela envolvidos.
Errado. Entrevistas sistêmicas são uma classificação também.
d) excluir a existência de sintomas clínicos raros que possam pertencer a quadros nosológicos graves, pois isso indica a exclusão do psicólogo no tratamento.
Errado. Essa não é a função do diagnóstico sindrômico, mas isso também não excluiria a participação do psicólogo no processo.
e) avaliar síndromes cromossômicas que façam a interface com a psicologia e a genética humana na faixa etária que vai dos 0 aos 18 anos de idade.
Errado. O psicólogo não avalia síndromes cromossômicas.
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007
Deixe um comentário