Perturbação da expressão do pensamento caracterizada por uma variação intensa da temática e incapacidade de concluir o raciocínio. Tendência irresistível de falar, sendo que nos casos mais pronunciados atinge a logorreia, sem sentido lógico.
Essa alteração do raciocínio, comum nos estados de euforia, denomina-se
- A) compulsão
- B) taquipsiquismo
- C) prodigalidade
- D) fuga de ideias
Resposta:
A alternativa correta é letra D) fuga de ideias
Análise das alternativas:
a) compulsão
INCORRETA. Os atos compulsivos são caracterizados por rituais repetitivos ou atos mentais também repetitivos. Exemplos: lavar as mãos várias vezes, verificar se a porta está trancada inúmeras vezes, comer demasiadamente em um curto espaço de tempo, fazer determinadas contas mentalmente, etc. Não é compatível com a descrição feita pelo enunciado.
b) taquipsiquismo
INCORRETA. Refere-se à aceleração de todas as funções psíquicas.
c) prodigalidade
INCORRETA. É considerado um termo jurídico, não psiquiátrico, porém pode ser um sintoma quando analisado no contexto de um transtorno mental. Refere-se ao consumo e estrago do patrimônio, gastando-o improdutivamente sem ter uma finalidade útil.
d) fuga de ideias
CORRETA. Alteração característica dos quadros maníacos. Segundo Dalgalarrondo (2008), nesta condição, "uma ideia se segue a outra de forma extremamente rápida, perturbando-se as associações lógicas entre os juízos e os conceitos".
Fonte:
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed, 2008.
ABDALLA-FILHO, Elias; CHALUB, Miguel; DE BORBA TELLES, Lisieux E. Psiquiatria Forense de Taborda. Artmed Editora, 2015.
Deixe um comentário