Os dados epidemiológicos da conduta de autoextermínio apontam que
- A) o risco de suicídio é alto em pacientes com esquizofrenia, podendo ocorrer em até 10% dos casos.
- B) pessoas com transtorno do pânico apresentam uma taxa de risco de suicídio normal e compatível com relação a idade e sexo.
- C) as mulheres apresentam uma incidência 20% mais alta do que os homens.
- D) a ocorrência de suicídios entre idosos e adolescentes é de 20%.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) o risco de suicídio é alto em pacientes com esquizofrenia, podendo ocorrer em até 10% dos casos.
Análise das alternativas:
a) o risco de suicídio é alto em pacientes com esquizofrenia, podendo ocorrer em até 10% dos casos.
CORRETA. Porém com ressalva. Há referências que corroboram a afirmação do item. Entretanto, segundo o DSM-5, "cerca de 5 a 6% dos indivíduos com esquizofrenia morrem por suicídio; em torno de 20% tentam suicídio em uma ou mais ocasiões, e muitos mais têm ideação suicida importante". Esses dados nos mostram que a questão poderia ter sido contestada.
b) pessoas com transtorno do pânico apresentam uma taxa de risco de suicídio normal e compatível com relação a idade e sexo.
INCORRETA. Segundo o DSM-5, o diagnóstico de transtorno de pânico e a presença de ataques de pânico nos últimos 12 meses associam-se a uma taxa elevada de tentativas de ideação suicida e tentativas de suicídio.
c) as mulheres apresentam uma incidência 20% mais alta do que os homens.
INCORRETA. De acordo com Sadock e colaboradores (2016), homens cometem suicídio com frequência quatro vezes maior do que mulheres, embora elas façam mais tentativas e tenham mais ideações suicidas.
d) a ocorrência de suicídios entre idosos e adolescentes é de 20%.
INCORRETA. Os mesmos autores citados acima afirmam que "pessoas mais velhas tentam cometer suicídio com menos frequência do que as mais jovens, mas obtêm sucesso com mais frequência".
Fonte:
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.
SADOCK, Benjamin J.; SADOCK, Virginia A.; RUIZ, Pedro. Compêndio de Psiquiatria-: Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica. Artmed Editora, 2016.
Deixe um comentário