O DSM IV-TR define o transtorno distímico como
- A) estado ciclotímico com sintomas hipomaníacos e depressivos que não podem se enquadrar no espisódio maníaco nem no transtorno depressivo maior.
- B) perda progressiva da capacidade de estabelecer vínculos duradouros associada a forte retração social e diminuição da volição.
- C) redução da necessidade de sono, aumento da autoestima, intensificação da atividade mental, comportamento libidinoso e distratibilidade.
- D) dois anos de estado de humor deprimido que não é grave o suficiente para se enquadrar no episódio depressivo maior.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) dois anos de estado de humor deprimido que não é grave o suficiente para se enquadrar no episódio depressivo maior.
Análise das alternativas:
a) estado ciclotímico com sintomas hipomaníacos e depressivos que não podem se enquadrar no espisódio maníaco nem no transtorno depressivo maior.
INCORRETA. Trata-se da ciclotimia, não da distimia.
b) perda progressiva da capacidade de estabelecer vínculos duradouros associada a forte retração social e diminuição da volição.
INCORRETA. Aqui podemos levantar algumas hipóteses como depressão ou fobia social.
c) redução da necessidade de sono, aumento da autoestima, intensificação da atividade mental, comportamento libidinoso e distratibilidade.
INCORRETA. São sintomas característicos da mania, não da distimia.
d) dois anos de estado de humor deprimido que não é grave o suficiente para se enquadrar no episódio depressivo maior.
CORRETA. Estes são os sintomas típicos do transtorno distímico.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: texto revisado (DSM-IV-TR). Artmed, 2002.
Deixe um comentário