No recente acidente ocorrido na Boite Kiss, o prédio incendiou-se matando por queimaduras e asfixia mais de uma centena de pessoas em Santa Maria–RS. Entre os sobreviventes, espera-se um aumento no aparecimento de casos de
- A) piromania compulsiva
- B) transtorno do estresse pós-traumático
- C) escoptofilia secundária
- D) transtorno de ansiedade generalizado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) transtorno do estresse pós-traumático
Gabarito: Letra B.
Análise das alternativas:
a) piromania compulsiva
INCORRETA. De acordo com o DSM-5, "a característica essencial da piromania é a presença de vários episódios de provocação deliberada de incêndios." Não seria um transtorno em potencial em indivíduos que passaram por traumas devido ao incêndio na boate.
b) transtorno do estresse pós-traumático
CORRETA. O DSM-5 cita como principais características do TEPT: "desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um ou mais eventos traumáticos", incluindo sintomas emocionais e comportamentais de revivência e medo. As pessoas que presenciaram o incêndio da boate kiss têm mais chance de desenvolve-lo.
c) escoptofilia secundária
INCORRETA. Não foi encontrada essa psicopatologia na literatura.
d) transtorno de ansiedade generalizado
INCORRETA. Segundo DSM-5, "as características essenciais do transtorno de ansiedade generalizada são ansiedade e preocupação excessivas (expectativa apreensiva) acerca de diversos eventos ou atividades." Embora o incêndio na boate possa provocar sintomas de ansiedade, por ter sido um evento traumático, é mais provável que o TEPT se desenvolva.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.

Deixe um comentário