Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Embora seja difícil afirmar quais crianças desenvolverão sintomas na idade adulta, alguns fatores de risco foram identificados como indicadores da continuação dos comportamentos antissociais na vida adulta. Acerca do assunto, considere as seguintes afirmativas:

 

1. A idade de início é o primeiro fator de risco. Crianças que desenvolvem comportamentos antissociais antes dos 6 anos parecem ter maior probabilidade de manter esses comportamentos quando adultos.

 

2. A idade de início é um fator de risco importante, mas indivíduos que desenvolvem comportamentos antissociais somente na adolescência têm maior probabilidade de manter esses comportamentos na vida adulta, quando comparados às crianças que desenvolvem esses comportamentos antes dos 6 anos.

 

3. Um fator de risco é a amplitude do comportamento desviado. Crianças que apresentam comportamentos antissociais na escola e em casa têm maior risco de manter esses comportamentos até a vida adulta, quando comparadas às crianças que apresentam os problemas em apenas um contexto.

 

4. A frequência, a diversidade e a intensidade dos comportamentos antissociais não são consideradas fatores de risco para que os problemas persistam até a vida adulta.

 

Assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

Análise dos itens incorretos:

 

1. A idade de início é o primeiro fator de risco. Crianças que desenvolvem comportamentos antissociais antes dos 6 anos parecem ter maior probabilidade de manter esses comportamentos quando adultos. CORRETO.

2. A idade de início é um fator de risco importante, mas indivíduos que desenvolvem comportamentos antissociais somente na adolescência têm maior probabilidade de manter esses comportamentos na vida adulta, quando comparados às crianças que desenvolvem esses comportamentos antes dos 6 anos. INCORRETO.

A justificativa para o erro do item está especificado no DSM-5 da seguinte forma, na parte de Transtorno da Conduta: "Muitas  -  em particular aquelas tipo com início na adolescência e as com sintomas reduzidos e mais leves  - conseguem atingir um ajuste social e profissional quando adultas. No entanto, o tipo com início precoce é um preditor de pior prognóstico e de risco aumentado para comportamento criminal, transtorno da conduta e transtornos relacionados ao uso de substâncias na vida adulta."

3. Um fator de risco é a amplitude do comportamento desviado. Crianças que apresentam comportamentos antissociais na escola e em casa têm maior risco de manter esses comportamentos até a vida adulta, quando comparadas às crianças que apresentam os problemas em apenas um contexto. CORRETO.

4. A frequência, a diversidade e a intensidade dos comportamentos antissociais não são consideradas fatores de risco para que os problemas persistam até a vida adulta. INCORRETO. 

 

Essas características podem contribuir para os problemas persistirem até a vida adulta.

 


 

Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *