Os critérios de normalidade e de doença mental variam conforme os fenômenos com os quais o profissional trabalha e em função de suas opções filosóficas. Acerca dos critérios de normalidade, assinale a alternativa correta.
- A) Os profissionais devem escolher apenas um critério para se basear quando analisam uma doença mental.
- B) A escolha por um ou outro critério não deve se basear no objetivo que o profissional tem em mente e, sim, no critério mais aceito para a análise do problema mental em questão.
- C) Os profissionais que atuam com psicopatologia devem assumir uma postura crítica e reflexiva diante dos critérios, a fim de serem capazes de utilizar os melhores critérios para a análise do fenômeno em questão.
- D) Para cada doença mental existe um critério de normalidade que melhor responde aos fenômenos observados.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Os profissionais que atuam com psicopatologia devem assumir uma postura crítica e reflexiva diante dos critérios, a fim de serem capazes de utilizar os melhores critérios para a análise do fenômeno em questão.
Sobre o tema, Dalgalarrondo (2008) esclarece:
[...] em alguns casos, pode-se utilizar a associação de vários critérios de normalidade ou doença, de acordo com o objetivo que se tem em mente. De toda forma, essa é uma área da psicopatologia que exige postura permanentemente crítica e reflexiva dos profissionais.
A partir do trecho acima, conseguimos selecionar a ALTERNATIVA C como resposta.
Erros das demais alternativas:
a) Os profissionais devem escolher apenas um critério para se basear quando analisam uma doença mental.
b) A escolha por um ou outro critério não deve se basear no objetivo que o profissional tem em mente e, sim, no critério mais aceito para a análise do problema mental em questão.
d) Para cada doença mental existe um critério de normalidade que melhor responde aos fenômenos observados.
Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed, 2008.

Deixe um comentário