Um psicólogo observou em uma entrevista psicodiagnóstica que o indivíduo entrevistado apresentava desordem no acesso à memória, caracterizada pela falha no reconhecimento, não podendo ser atribuída a distúrbios atencionais, anomia, defeitos sensoriais, deterioração mental ou falta de familiaridade com o estímulo apresentado. Tratava-se de desordem que pode ser auditiva, digital, somatossensorial e visual. O entrevistado apresentava
- A) afasia.
- B) apraxia.
- C) acalculia.
- D) agnosia.
- E) alexia.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) agnosia.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. Afasia é uma alteração adquirida da linguagem decorrente de lesão ou distúrbio cerebral que se manifesta através da linguagem oral (expressão e compreensão), da leitura e da escrita.
b) Incorreta. Apraxia é caracterizada pela incapacidade de associar objetos as suas funções e dificuldade de fazer o reconhecimento da funcionalidade do objeto, sem perda motora.
c) Incorreta. Acalculia é o prejuízo na condução de operações e cálculos.
d) Correta. Agnosia é caracterizada pela incapacidade do indivíduo de reconhecimento em uma determinada modalidade sensorial, na presença de percepção sensorial, memória e função intelectual relativamente intactas. O caso descrito pelo enunciado apresenta essa desordem e, portanto, será nossa resposta.
e) Incorreta. Alexia Pura se caracteriza por uma perda eletiva de identificação da linguagem escrita, na ausência de qualquer outra forma de Afasia.
Deixe um comentário