O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) aponta que a característica essencial do Transtorno Degenerativo da Infância (299.10) consiste numa regressão pronunciada em múltiplas áreas do funcionamento, após um período de desenvolvimento aparentemente normal, que é refletido pela presença de comunicação verbal e não verbal, relacionamentos sociais, jogos e comportamento adaptativo próprios da idade de, pelo menos,
- A) 2 anos.
- B) 1 ano.
- C) 1 ano e meio.
- D) 6 meses.
- E) 15 meses.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) 2 anos.
Segundo o DSM-IV:
A característica essencial do Transtorno Degenerativo da Infância é uma regressão pronunciada em múltiplas áreas do funcionamento, após um período de pelo menos 2 anos de desenvolvimento aparentemente normal (Critério A).
O desenvolvimento aparentemente normal é refletido por comunicação verbal e não-verbal, relacionamentos sociais, jogos e comportamento adaptativo apropriados à idade. Após os primeiros 2 anos de vida (mas antes dos 10 anos), a criança sofre uma perda clinicamente significativa de habilidades já adquiridas em pelo menos duas das seguintes áreas:
1) linguagem expressiva ou receptiva,
2) habilidades sociais ou comportamento adaptativo
3) controle intestinal ou vesical
4) jogos ou habilidades motoras (Critério B).
Os indivíduos com este transtorno exibem os déficits sociais e comunicativos e aspectos comportamentais geralmente observados no Transtorno Autista. Existe um prejuízo qualitativo na interação social (Critério C1) e na comunicação (Critério C2) e padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades (Critério C3).
A perturbação não é melhor explicada por um outro Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou por Esquizofrenia (Critério D). Esta condição também é conhecida como síndrome de Heller, demência infantil ou psicose desintegrativa.
Conforme referência acima, constatamos que a característica essencial do Transtorno Degenerativo da Infância (299.10) consiste numa regressão pronunciada em múltiplas áreas do funcionamento, após um período de desenvolvimento aparentemente normal de, pelo menos, 2 anos.
O restante das alternativas apresenta número incorreto de anos para o desenvolvimento aparentemente normal da criança.
Deixe um comentário