As terapias de linha psicanalítica são muito utilizadas com os pacientes somáticos. Entretanto, esses pacientes apresentam algumas especificidades, que os diferenciam dos pacientes que buscam a psicanálise por problemas de outra ordem que não a somática.
Dentre essas diferenças, podemos citar:
- A) Os pacientes não somáticos despertam mais o interesse dos psicanalistas, o que representa uma limitação à abordagem dos pacientes somáticos.
- B) Os pacientes somáticos raramente procuram análise espontaneamente, mas são encaminhados por seus médicos clínicos ou cirurgiões.
- C) Pacientes somáticos têm posturas menos colaborativas com o terapeuta, pois focam sua atenção nas questões subjacentes ao adoecimento.
- D) Esses pacientes, por não trazerem conflitos psíquicos, levam a psicoterapia a limitar-se às angústias de ordem somática.
- E) Psicanalistas não estão aptos a atender pacientes somáticos, já que desconhecem seus problemas de origem biológica.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Os pacientes somáticos raramente procuram análise espontaneamente, mas são encaminhados por seus médicos clínicos ou cirurgiões.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. A Psicossomática e a Psicanálise estabeleceram um diálogo entre si, pois há contribuições da psicanálise que desde Freud estruturaram a própria Psicossomática e os conceitos oriundos desta que fertilizaram o pensamento psicanalítico. Portanto, não é possível afirmar que os pacientes não somáticos despertam mais o interesse dos psicanalistas. Estes, há tempo, estudam os pacientes somáticos.
b) Correta. Segundo Mello Filho e Burd (2010), os pacientes somáticos raramente procuram análise espontaneamente. Quase sempre são derivados de médicos clínicos ou cirurgiões. Logo, esta será nossa resposta.
c) Incorreta. Pacientes portadores de doenças somáticas têm uma atividade fantasmática muito reduzida. Por consequência, eles não têm grande coisa para contar ao analista. Isso não significa que eles são menos colaborativos com o terapeuta.
d) Incorreta. O paciente somático utiliza o sintoma físico como forma de expressar angústias e conflitos. Portanto, não significa que eles não trazem conflitos psíquicos, mas que os expressam de outra forma.
e) Incorreta. O modelo para o tratamento de pacientes somáticos é a psicoterapia psicanalítica, exigindo um atitude ativa, empática e pouco interpretativa.
Fonte: MELLO FILHO, Julio; MIRIAM, B. U. R. D. Psicossomática hoje. Artmed, 2010.
Deixe um comentário