Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A depressão é um quadro que vem aumentando significativamente nos últimos anos, o que poderia ter a ver com as condições da vida atual.


A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Dados epidemiológicos apontam que é comum mais de um episódio de Transtorno Depressivo Maior.

Análise das alternativas:

 

a)  O Transtorno Depressivo Maior não está associado a alto índice de mortalidade.

 

INCORRETA. O transtorno depressivo maior está associado com alta mortalidade, em boa parte contabilizada pelo suicídio: entretanto, esta não é a única causa. Por exemplo, indivíduos deprimidos admitidos em asilos com cuidados de enfermagem têm probabilidade aumentada de morte no primeiro ano. 
 

b)  A variável idade não é importante no caso dos índices de mortalidade do Transtorno Depressivo Maior.

 

INCORRETA. O transtorno depressivo maior está associado com alta mortalidade, em boa parte contabilizada pelo suicídio. A probabilidade de tentativas de suicídio diminui na meia-idade e no fim da vida, embora o mesmo não ocorra para o risco de suicídio completo. 

 

c)  O Transtorno Depressivo maior não costuma estar associado com doenças físicas crônicas como diabetes ou infarto do miocárdio.

 

INCORRETA. Doenças prevalentes como diabetes, obesidade mórbida e doença cardiovascular são frequentemente complicadas por episódios depressivos, e esses episódios têm mais probabilidade de se tornarem crônicos do que os episódios depressivos em indivíduos saudáveis.
 

d)  Dados epidemiológicos apontam que é comum mais de um episódio de Transtorno Depressivo Maior.

 

CORRETA.  Segundo o DSM 5, o risco de recorrência de Transtorno Depressivo Maior é mais alto em indivíduos cujo episódio anterior foi grave, em indivíduos mais jovens e naqueles que já experimentaram múltiplos episódios.
 

e)  Não há evidências de que o Transtorno Depressivo Maior seja mais comum em familiares de pacientes afetados.

 

INCORRETA. Os familiares de primeiro grau de indivíduos com transtorno depressivo maior têm risco 2 a 4 vezes mais elevado de desenvolver a doença que a população em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *