Com relação às estruturas em psicopatologia, julgue o item subsequente.
Em psicopatologia clínica com um viés psicodinâmico, deve-se qualificar uma prática semiológica simbólica e não apenas indicial, pois a psicopatologia se vê confrontada com fenômenos de ordem diferente da semiologia médica clássica.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
ITEM CERTO
Na Formulação Psicodinâmica do Caso, dentro de um diagnóstico, deve-se investigar, por exemplo:
Que conflitos afetivos são mais importantes neste paciente? Conflitos relativos à sexualidade? Dinâmica afetiva da família? Conflitos relativos à identidade psicossocial? Que tipo de transferência o paciente estabelece com os profissionais de saúde? Que sentimentos contratransferenciais desperta nos profissionais que o tratam? Que mecanismos de defesa utiliza preponderantemente? Qual o padrão relacional do paciente?
Entende-se por semiologia médica o estudo dos sintomas e dos sinais das doenças. Trata particularmente dos signos que indicam a existência de sofrimento mental, transtornos e patologias. Os signos de maior interesse são os sinais comportamentais objetivos e os sintomas.
PORÉM....
[...] todo signo é constituído por elementos: significante e significado [...] entre o significado (conteúdo) e o significante (suporte material) de um signo, há três tipos de signos: o ícone, o indicador e o símbolo. Dois deles nos interessam, pois foram citados pelo item:
No caso do índice (referido pelo item como prática semiológica indicial) a relação entre o significante e o significado é de contiguidade; o significante é um índice, algo que aponta para o objeto significado. Assim, uma nuvem é um indicador de chuva, e a fumaça, de fogo.
O símbolo (referido pelo item como prática semiológica simbólica), por sua vez, é um tipo de signo totalmente diferente do índice; aqui o elemento significante e o objeto ausente (significado) são distintos em aparência e sem relação de contiguidade. Por isso, o sentido e o valor de um símbolo dependem necessariamente das relações que este mantém com os outros símbolos do sistema simbólico total;
Para concluir:
Está correto o que se afirma no item, pois prática semiológica simbólica é uma das características da psicopatologia com o viés psicodinâmico, como pode-se perceber pelo trecho inicial citado referente à investigação psicodinâmica.
Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed Editora, 2009.
Deixe um comentário