Um psicólogo recebe em seu consultório uma cliente com 47 anos de idade e que relata que aos 17 anos fora estuprada. Informa ainda que, recentemente, está tendo flashbacks do acontecimento, sentindo dificuldades para dormir e medo de contato sexual com seu marido. Realizando um diagnóstico preliminar pode-se afirmar que esta cliente vivencia um transtorno de
- A) estresse pós-traumático com surgimento atrasado.
- B) estresse traumático agudo.
- C) estresse pós-traumático severo.
- D) agarofobia.
- E) pânico com estresse generalizado.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) estresse pós-traumático com surgimento atrasado.
Segundo DSM-IV:
No Transtorno de Estresse Pós Traumático, o evento traumático é persistentemente revivido (por ex., recordações recorrentes, imagens, pensamentos, sonhos, ilusões, episódios de flashbacks, sensação de reviver o evento, ou sofrimento quando da exposição a lembretes do evento). Em segundo lugar, esquiva de lembretes do trauma (por ex., locais, pessoas, atividades são evitados). Finalmente, uma hiperexcitabilidade em resposta a estímulos que lembram o trauma está presente (por ex., dificuldade em conciliar o sono, irritabilidade, fraca concentração, hipervigilância, resposta de sobressalto exagerada e inquietação motora).
O TEPT pode ocorrer em qualquer idade, incluindo a infância. Os sintomas em geral iniciam nos primeiros 3 meses após o trauma, embora possa haver um lapso de meses ou mesmo anos antes do seu aparecimento.
Análise das alternativas:
a) Correta. O caso descrito pelo enunciado apresenta sintomas do Transtorno de Estresse Pós Traumático, só que pelo fato de o evento traumático ter ocorrido há 30 anos, considera-se TEPT com surgimento atrasado.
b) Incorreta. A característica essencial do Transtorno de Estresse Agudo é o desenvolvimento de uma ansiedade característica, sintomas dissociativos e outros, que ocorrem dentro de 1 mês após a exposição a um estressor traumático extremo
c) Incorreta. Apesar de o caso apresentado ter como diagnóstico o Transtorno de Estresse Pós-Traumático, a alternativa ignorou uma informação importante do enunciado: seu surgimento atrasado. Portanto, "severo" não é a melhor qualificação para o transtorno.
d) Incorreta. A agorafobia é a ansiedade ou esquiva a locais ou situações das quais poderia ser difícil (ou embaraçoso) escapar ou nas quais o auxílio poderia não estar disponível, no caso de ter um ataque de pânico ou sintomas tipo pânico. Não é um diagnóstico que se insere no contexto da questão.
e) Incorreta. O transtorno de pânico é caracterizado por ataques de pânico inesperados e recorrentes acerca dos quais o indivíduo se sente persistentemente preocupado. Não são sintomas citados pelo enunciado.
Deixe um comentário