Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um paciente procurou assistência psicológica com queixas de sensação de sufocamento, taquicardia, sudorese, medo de perder o controle ou de morrer, calafrios e ondas de calor, suor excessivo, dor no peito e náuseas recorrentes. Durante a entrevista inicial, o paciente relatou já ter sido encaminhado a um pronto-socorro médico ao sofrer um episódio de fortes sintomas como esses. Naquela ocasião, após ser examinado, foi informado de que sua saúde física estava normal.Acerca desse caso hipotético, julgue o item que se segue.Se os sintomas descritos acontecerem apenas quando o paciente estiver sozinho em casa, o diagnóstico poderá ser síndrome do pânico com agorafobia.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

ITEM ERRADO

 

Conforme DSM-IV, o Transtorno de Pânico Com Agorafobia caracteriza-se por iniciar pelo aparecimento de Ataques de Pânico inesperados e subseqüente esquiva de múltiplas situações consideradas ativadoras dos Ataques de Pânico. O que não ocorre no caso descrito pelo item.

 

O DSM-V especifica que o diagnóstico de Agorafobia requer que os sintomas ocorram em pelo menos duas das cinco situações seguintes:

  1. Uso de transporte público;
  2. Permanecer em espaços abertos;
  3. Permanecer em locais fechados;
  4. Permanecer em uma fila ou ficar em meio a uma multidão;
  5. Sair de casa sozinho.

ATENÇÃO!

 

A questão pertence a uma prova aplicada em 2013, período no qual ainda não estava sendo cobrado o DSM-V. Portanto, a questão utilizou os critérios do DSM-IV para elaborá-la. Nesse manual antigo, existe o código para Transtorno de Pânico com agorafobia. Já no DSM-V,  a agorafobia é diagnosticada independentemente da presença de Transtorno de Pânico. Se a apresentação de um indivíduo satisfaz os critérios para Transtorno de Pânico e Agorafobia, ambos os diagnósticos devem ser dados. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *