Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Acerca do uso abusivo de substâncias psicoativas e de sua relação com a psicopatologia, julgue o item seguinte.O uso excessivo e prolongado de álcool pode alterar qualitativamente a capacidade de memorização.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Certo

ITEM CERTO. A memória é a capacidade de registrar, manter e evocar, na consciência, as experiências ocorridas.

 

A memorização á a capacidade de registrar (fixar) as experiências ocorridas. Para ocorrer a fixação (capacidade de fixar; o mesmo que memorizar) é necessário:

  1. Bom nível de consciência
  2. Atenção e capacidade de concentração
  3. Sensopercepção preservada
  4. Interesse ao que está sendo fixado
  5. Conhecimento anterior relacionado ao que está sendo fixado
  6. Capacidade de compreensão do que está sendo fixado
  7. Organização temporal das repetições
  8. Maior número possível de canais sensoperceptivos envolvidos

O uso prolongado do álcool (alcoolismo crônico) prejudica as características citadas nos itens 1 e 2. Se o caso de alcoolismo for mais grave, prejudica as características de todos os itens.  

 

Sobre as alterações da memória:

 

Existem dois tipos básicos de alterações patológicas da memória: as alterações quantitativas (hipermnésia e amnésia) e as alterações qualitativas ou paramnésias (ilusões mnêmicas, alucinações mnêmicas, fabulações, criptomnésias, ecmnésia e lembrança obsessiva).

 

As ilusões mnêmicas são caracterizadas pelo acréscimo de elementos falsos a um núcleo verdadeiro de memória. É observado no alcoolismo agudo e crônico.

 

As fabulações (ou confabulações) são caracterizadas pelo acréscimo de elementos fantasiosos a lacunas de memória, geralmente causadas por déficit de memória de fixação. O doente não é capaz de reconhecer como falsas as imagens produzidas por suas fantasias. Ocorrem com frequência na síndrome de Korsakoff, que é caracterizada por déficit grave da memória de fixação acompanhada de fabulações. A síndrome de Korsakoff está associada ao alcoolismo crônico.

 

Conferir:

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2008, pp. 137 - 154.

PAIM, Isaías. Curso de psicopatologia. 11ª edição. São Paulo: EPU, 1993, pp. 141 – 159.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *