Acerca do uso abusivo de substâncias psicoativas e de sua relação com a psicopatologia, julgue o item seguinte.O uso excessivo e prolongado de álcool pode alterar qualitativamente a capacidade de memorização.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
ITEM CERTO. A memória é a capacidade de registrar, manter e evocar, na consciência, as experiências ocorridas.
A memorização á a capacidade de registrar (fixar) as experiências ocorridas. Para ocorrer a fixação (capacidade de fixar; o mesmo que memorizar) é necessário:
- Bom nível de consciência
- Atenção e capacidade de concentração
- Sensopercepção preservada
- Interesse ao que está sendo fixado
- Conhecimento anterior relacionado ao que está sendo fixado
- Capacidade de compreensão do que está sendo fixado
- Organização temporal das repetições
- Maior número possível de canais sensoperceptivos envolvidos
O uso prolongado do álcool (alcoolismo crônico) prejudica as características citadas nos itens 1 e 2. Se o caso de alcoolismo for mais grave, prejudica as características de todos os itens.
Sobre as alterações da memória:
Existem dois tipos básicos de alterações patológicas da memória: as alterações quantitativas (hipermnésia e amnésia) e as alterações qualitativas ou paramnésias (ilusões mnêmicas, alucinações mnêmicas, fabulações, criptomnésias, ecmnésia e lembrança obsessiva).
As ilusões mnêmicas são caracterizadas pelo acréscimo de elementos falsos a um núcleo verdadeiro de memória. É observado no alcoolismo agudo e crônico.
As fabulações (ou confabulações) são caracterizadas pelo acréscimo de elementos fantasiosos a lacunas de memória, geralmente causadas por déficit de memória de fixação. O doente não é capaz de reconhecer como falsas as imagens produzidas por suas fantasias. Ocorrem com frequência na síndrome de Korsakoff, que é caracterizada por déficit grave da memória de fixação acompanhada de fabulações. A síndrome de Korsakoff está associada ao alcoolismo crônico.
Conferir:
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2008, pp. 137 - 154.
PAIM, Isaías. Curso de psicopatologia. 11ª edição. São Paulo: EPU, 1993, pp. 141 – 159.
Deixe um comentário