Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia atentamente o Caso Clínico apresentado a seguir:

O paciente é um homem branco, de 43 anos de idade, divorciado, desempregado, que se apresentou na clínica solicitando tratamento para o álcool. Sua história de bebida tem quase 30 anos de duração. Ele tomou seu primeiro drinque com 15 anos de idade e passou a beber com regularidade desde então. (…). Prestou serviço militar aos 20 anos e foi mandado para o Vietnam. Foi lá que começou a beber diariamente e em quantidades cada vez maiores. Experimentou marijuana na época, mas achou que ficava “paranóico demais”. Reagiu fortemente às suas experiências de combate e relatou depressão, insônia, pesadelos e agitação. Foi, então atendido por um psiquiatra. Depois de ser desligado do exército, manteve o hábito adquirido no Vietnam de beber pesado e diariamente. Não levou muito tempo para desenvolver tremores de abstinência. Uma namorada o deixou, quando estava com 30 anos, porque não tolerou o modo excessivo como ele bebia. Não ficava abusivo mas, passava muitas horas longe dela no bar e gastava seu (dele) dinheiro bebendo. Sua história de trabalho era instável e embora ele nunca tivesse sido despedido, desistiu de três empregos. Aos 35 anos desenvolveu um cisto no pâncreas, removido cirurgicamente; continuou a beber regularmente. Aos 36 anos foi diagnosticado diabético. (…) Aos 38 anos foi admitido em unidade psiquiátrica com insônia, depressão, idéias de suicídio, pesadelos e flashbacks do Vietnam. (…) Três semanas de antes de buscar o último tratamento, o paciente perdeu o emprego por razões que considerou injusta. Isto precipitou uma bebedeira que acabou em coma diabético. Durante a primeira entrevista estava deprimido e ansioso; relatou ter problemas para dormir e ideação suicida. Ainda era sujeito a flashbacks do Vietnam. (Robert J. Craig, 1991, Entrevista clínica e diagnóstica. Pgs. 214-215).

No Caso Clínico exposto acima, o paciente apresenta sintomas de um quadro específico de Transtorno de Ansiedade. Qual seria o Transtorno de Ansiedade observado no relato do caso?

Resposta:

Resposta:

No caso clínico apresentado, o paciente demonstra sintomas característicos do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Este transtorno é desencadeado por eventos traumáticos, como experiências de combate vivenciadas pelo paciente durante sua participação no serviço militar no Vietnã. Os sintomas incluem flashbacks, pesadelos, ansiedade, depressão, insônia e ideação suicida, todos presentes no relato do paciente. Portanto, a alternativa correta é letra E) Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *