Uma série de transtornos mentais e comportamentais está relacionada ao trabalho. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.
- A) A principal manifestação do transtorno cognitivo leve é um declínio no desempenho cognitivo, que inclui queixas de comprometimento da memória, dificuldades de aprendizado ou de concentração.
- B) A prevenção do transtorno cognitivo leve relacionado ao trabalho consiste na vigilância dos ambientes, das condições de trabalho e dos efeitos ou danos à saúde. Requer uma ação individualizada, articulada entre os setores assistenciais e de vigilância.
- C) O trabalho é considerado um dos fatores psicossociais de risco para o alcoolismo crônico, cujo tratamento envolve múltiplas estratégias terapêuticas que implicam, muitas vezes, mudanças na situação de trabalho.
- D) A relação dos episódios depressivos com o trabalho pode ser sutil. As decepções sucessivas em situações de trabalho frustrantes, as perdas acumuladas ao longo dos anos de trabalho, as exigências excessivas de desempenho cada vez maior podem determinar depressões mais ou menos graves ou protraídas.
- E) O diagnóstico de síndrome de fadiga relacionada ao trabalho é feito a partir da anamnese ocupacional e da história de trabalho bem feitas. Deve-se perguntar a respeito da duração da jornada de trabalho, das condições de trabalho, do descanso durante a jornada, visando a avaliar as condições de descanso e lazer do trabalhador.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) A prevenção do transtorno cognitivo leve relacionado ao trabalho consiste na vigilância dos ambientes, das condições de trabalho e dos efeitos ou danos à saúde. Requer uma ação individualizada, articulada entre os setores assistenciais e de vigilância.
A alternativa B está incorreta porque a prevenção do transtorno cognitivo leve relacionado ao trabalho não é apenas uma responsabilidade individualizada, mas sim uma ação que demanda a cooperação entre diferentes setores, como os assistenciais e de vigilância. Além disso, a prevenção não se limita apenas à vigilância dos ambientes e das condições de trabalho, mas também inclui a implementação de medidas que promovam um ambiente laboral saudável e seguro, visando mitigar os riscos à saúde mental dos trabalhadores.
Portanto, a alternativa B apresenta uma inadequação ao desconsiderar a necessidade de uma abordagem integrada e sistêmica na prevenção do transtorno cognitivo leve relacionado ao trabalho.
Deixe um comentário