Dentre as complicações agudas relacionadas com o consumo de cocaína, qual pode ser definida como a falência de um ou de mais órgãos decorrente do uso agudo de tal substância?
- A) Intoxicação aguda.
- B) Overdose.
- C) Abstinência.
- D) Síndrome disfórica tardia.
- E) Euforia.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Overdose.
Dentre as complicações agudas relacionadas com o consumo de cocaína, qual pode ser definida como a falência de um ou de mais órgãos decorrente do uso agudo de tal substância?
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"O consumo de cocaína produz aceleração da velocidade do pensamento, inquietação psicomotora (dificuldade para permanecer parado até quadros mais graves de agitação), aumento do estado de alerta e inibição do apetite. Alterações do humor são passíveis de grande variabilidade: vão da euforia (desinibição e fala solta) a sintomas psíquicos (medo, ansiedade e inibição da fala). As convulsões atingem uma pequena parte dos usuários de cocaína que procuram as salas de emergência, apesar de serem a complicada neurológica mais comum. Cerca de um terço dos acidentes vasculares cerebrais em adultos jovens associado ao consumo de substâncias. Entre os indivíduos de 20 a 30 anos, o índice chega a 90%.
Entre as complicações agudas, a overdose é a mais conhecida. Pode ser definida como a falência de um ou mais órgãos (coração, rins, fígado) decorrente do uso agudo da substância. A overdose de cocaína é uma emergência médica e requer atenção imediata."
Fonte: "O tratamento da dependência química e as terapias cognitivo-comportamentais" (Zanelatto e Laranjeira)
Portanto, encontramos a resposta na Letra B.
a) Intoxicação aguda.
b) Overdose.
c) Abstinência.
d) Síndrome disfórica tardia.
e) Euforia.
Deixe um comentário