Sobre o Transtorno do Humor, marque a afirmativa correta.
- A) a depressão e a mania frequentemente são chamados de transtornos afetivos, porém a patologia crítica nestes, são o estado emocional interno e não do afeto, e a expressão externa do conteúdo emocional.
- B) duas categorias adicionais de transtono do humor são: a ciclotimia e a distimia que constituem transtornos que representam formas menos graves de transtorno bipolar e depressão maior, respectivamente.
- C) a depressão unipolar e o transtorno bipolar representam transtornos iguais, visto que, são um continuum de experiência emocional.
- D) a prevalência dos transtornos do humor difere de uma raça para outra, existindo uma correlação entre ambas, possivelmente por observações nas práticas diagnósticas.
- E) o transtorno bipolar e a depressão unipolar ocorrem em famílias, porém há evidencias de hereditariedade para o transtorno bipolar, que é menos forte do que para a depressão unipolar.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) a depressão e a mania frequentemente são chamados de transtornos afetivos, porém a patologia crítica nestes, são o estado emocional interno e não do afeto, e a expressão externa do conteúdo emocional.
Sobre o Transtorno do Humor, marque a afirmativa correta.
a) a depressão e a mania frequentemente são chamados de transtornos afetivos, porém a patologia crítica nestes, são o estado emocional interno e não do afeto, e a expressão externa do conteúdo emocional.
Essa afirmativa está de acordo com o seguinte trecho do texto “Transtornos Depressivos em Pacientes com Epilepsia do Lobo Temporal Mesial, Refratários às Drogas Antiepiléticas” de Gonçalves:
“Para Kaplan e Sadock, Jaspers, a depressão e mania frequentemente são chamados de transtornos afetivos, porém a patologia crítica nestes transtornos é de humor. É o estado emocional interno de uma pessoa que está comprometido, e não do afeto, a expressão externa do conteúdo emocional. O humor pode ser normal, exaltado ou deprimido, um indivíduo normal experimenta uma grande variedade de humores, e tem um repertório igualmente grande de expressões afetivas, sente-se no controle de seus humores e afetos.”
“Transtornos Depressivos em Pacientes com Epilepsia do Lobo Temporal Mesial, Refratários às Drogas Antiepiléticas” (Gonçalves)
Assertiva Correta.
b) duas categorias adicionais de transtono do humor são: a ciclotimia e a distimia que constituem transtornos que representam formas menos graves de transtorno bipolar e depressão maior, respectivamente.
Essa afirmativa distorce o seguinte trecho do livro “Compêndio de Psiquiatria” de Kaplan e Sadock:
“Três categorias adicionais de transtornos do humor são hipomania, ciclotimia e distimia. Hipomania é um episódio de sintomas maníacos que não satisfaz os critérios para episódio maníaco. Ciclotimia e distimia são transtornos que representam formas menos graves de transtorno bipolar e de depressão maior, respectivamente.”
“Compêndio de Psiquiatria” (Kaplan e Sadock)
Assertiva Falsa.
c) a depressão unipolar e o transtorno bipolar representam transtornos iguais, visto que, são um continuum de experiência emocional.
Não representam transtornos iguais. Observe o texto de Kaplan e Sadock:
“É tentador considerar os transtornos do humor em um continuum com variações normais no humor. Indivíduos com esses transtornos, entretanto, com frequência relatam uma qualidade indefinível, mas distinta, em seu estado patológico. O conceito de um continuum, portanto, pode representar a identificação excessiva do médico com a patologia, desse modo, possivelmente, distorcendo sua abordagem dos pacientes afetados por essa condição.
Pacientes apenas com episódios depressivos maiores têm transtorno depressivo maior ou depressão unipolar. Aqueles com episódios tanto maníacos quanto depressivos ou somente com episódios maníacos são considerados com transtorno bipolar. Os termos “mania unipolar” e “mania pura” às vezes são usados para pacientes bipolares que não têm episódios depressivos.”
“Compêndio de Psiquiatria” (Kaplan e Sadock)
Assertiva Falsa.
d) a prevalência dos transtornos do humor difere de uma raça para outra, existindo uma correlação entre ambas, possivelmente por observações nas práticas diagnósticas.
Mais uma distorção do texto de Kaplan e Sadock:
“Não foi encontrada correlação entre condição socioeconômica e transtorno depressivo maior. Uma incidência mais alta do que a média de transtorno bipolar I é encontrada entre os grupos socioeconômicos mais altos; entretanto, ele é mais comum em pessoas que não têm curso superior do que naquelas com diploma universitário, o que também pode refletir a idade de início relativamente precoce para o transtorno. A depressão é mais comum em áreas rurais do que em áreas urbanas. A prevalência de transtorno do humor não difere entre as raças. Contudo, existe uma tendência dos examinadores a diagnosticar menos transtorno do humor e mais esquizofrenia em pacientes cuja base racial ou cultural difira da sua.”
“Compêndio de Psiquiatria” (Kaplan e Sadock)
Assertiva Falsa.
e) o transtorno bipolar e a depressão unipolar ocorrem em famílias, porém há evidencias de hereditariedade para o transtorno bipolar, que é menos forte do que para a depressão unipolar.
Kaplan e Sadock referem que o Transtorno Bipolar é mais hereditário. Veja:
“As estimativas atuais de concordância para transtorno bipolar variam entre 65 e 100% em gêmeos MZ e entre 10 e 30% em gêmeos DZ, indicando que o transtorno é altamente hereditário (entre cerca de 60 e 80%). Vários estudos demonstraram que esse transtorno é bem mais hereditário do que a depressão maior unipolar, que tem uma hereditariedade estimada entre 30 e 40%”
“Compêndio de Psiquiatria” (Kaplan e Sadock)
Assertiva Falsa.
Portanto, a alternativa correta é a Letra A.
Deixe um comentário