Caso Clínico: R. é uma secretária eficiente e prestativa. Seus superiores e colegas de trabalho valorizam muito sua contribuição no escritório. No entanto, R. passa suas noites escrevendo cartas a autoridades. Sente que Deus abriu sua mente e lhe ensinou a cura do câncer. Quer que algum grande centro de tratamento utilize essa cura em todos os pacientes, para provar ao mundo que está certa. Muitas de suas cartas não são respondidas, o que a faz sentir que ninguém compreende que ela seria capaz de salvar todos os pacientes de câncer, se lhe fosse dada a chance. Algumas vezes desespera-se com o fato de que o mundo jamais saberá o quanto ela é maravilhosa, porém não desiste e continua a escrever. R. sofre de um tipo de distúrbio delirante, que é:
- A) Delírio persecutório
- B) Delírio de ciúmes
- C) Delírios eróticos
- D) Delírios hipocondríacos
- E) Delírios de grandeza
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Delírios de grandeza
Gabarito Letra E
Vamos primeiro relembrar o que acontece em cada um dos delírios apresentados pela alternativa, para depois comparar o caso dado e encontrar o que mais se encaixa. Vamos usar o livro Psicopatologia e Semiologia dos transtornos mentais, de Dalgalarrondo, como referência:
Delírio persecutório ou de perseguição –
“O indivíduo acredita com toda a convicção que é vítima de um complô e está sendo perseguido por pessoas conhecidas ou desconhecidas, como máfias, vizinhos, polícia, pais, esposa ou marido, chefe ou colegas de trabalho.”
Delírio de ciúmes –
“Nesse caso, o sujeito percebe-se traído pelo cônjuge de forma vil e cruel; afirma que tem centenas de amantes, que o trai com parentes, amigos, etc.”
Delírio erótico –
“Aqui, o individuo afirma que uma pessoa, geralmente de destaque social (um artista, ou cantor famoso, ou milionário, etc) ou de grande importância para o paciente (o médico ou psicólogo que o trata) está totalmente apaixonada por ele e irá abandonar tudo para que possam ficar juntos, se casar”
Delírio hipocondríaco –
“O indivíduo crê com convicção extrema que temuma doença grave, que está contaminado pelo vírus da AIDS, que irá morrer brevemente em decorrência de câncer, sendo que, na realidade, não tem essas doenças.”
Delírio de grandeza –
“Nesse caso, o indivíduo acredita ser pessoa muito especial, dotada de capacidades e poderes, também especiais. Acredita ter um destino espetacular, assim como sua origem e seus antecedentes indicam que é um ser superior. Assim, o delírio é dominado por ideias de poder, missão especial ou riqueza.”
R. é uma secretária eficiente e prestativa. Seus superiores e colegas de trabalho valorizam muito sua contribuição no escritório. No entanto, R. passa suas noites escrevendo cartas a autoridades. Sente que Deus abriu sua mente e lhe ensinou a cura do câncer. Quer que algum grande centro de tratamento utilize essa cura em todos os pacientes, para provar ao mundo que está certa. Muitas de suas cartas não são respondidas, o que a faz sentir que ninguém compreende que ela seria capaz de salvar todos os pacientes de câncer, se lhe fosse dada a chance. Algumas vezes desespera-se com o fato de que o mundo jamais saberá o quanto ela é maravilhosa, porém não desiste e continua a escrever.
R. acredita ser uma pessoa muito especial, dotada de capacidades e poderes, certo? Então R. sofre de delírios de grandeza, gabarito Letra E.
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.

Deixe um comentário