“Desvio em relação ao ato sexual “normal”, definido este como coito que visa à obtenção do orgasmo por penetração genital, com uma pessoa do sexo oposto (hoje a psicologia tem outra concepção com relação a este assunto). Diz-se que existe quando o orgasmo é obtido com outros objetos sexuais (homossexualidade, pedofilia, bestialidade, etc.) ou por outras zonas corporais (coito anal, por exemplo) e quando o orgasmo é subordinado de forma imperiosa a certas condições extrínsecas (fetichismo, sadomasoquismo); estas podem proporcionar por si sós o prazer sexual. De forma mais englobante, designa-se o conjunto de comportamento psicossexual que acompanha tais atipias na obtenção do prazer sexual”.
- A) por fetichismo
- B) por perversão
- C) por Recalque
- D) por Ação
- E) por Monitoramento
Resposta:
A alternativa correta é letra B) por perversão
Gabarito Letra B
"Desvio em relação ao ato sexual "normal", definido este como coito que visa à obtenção do orgasmo por penetração genital, com uma pessoa do sexo oposto (hoje a psicologia tem outra concepção com relação a este assunto). Diz-se que existe quando o orgasmo é obtido com outros objetos sexuais (homossexualidade, pedofilia, bestialidade, etc.) ou por outras zonas corporais (coito anal, por exemplo) e quando o orgasmo é subordinado de forma imperiosa a certas condições extrínsecas (fetichismo, sadomasoquismo); estas podem proporcionar por si sós o prazer sexual. De forma mais englobante, designa-se o conjunto de comportamento psicossexual que acompanha tais atipias na obtenção do prazer sexual".
a) por fetichismo
b) por perversão
c) por Recalque
d) por Ação
e) por Monitoramento
O texto foi retirado do livro Vocabulário da Psicanálise, de Laplanche e Pontalis:
“• Desvio em relação ao ato sexual “normal”, definido este como coito que visa a obtenção do orgasmo por pénetração genjtal, com uma pessoa do sexo oposto. Diz-se que existe perversão quando o orgasmo é obtido com outros objetos sexuais (homossexualidade, pedofilia, bestialidade, etc.), ou por outras zonas corporais (coito anal, por exemplo) e quando o orgasmo é subordinado de forma imperiosa a certas condições extrínsecas (fetichismo, travestismo, voyeurismo e exibicionismo, sadomasoquismo); estas podem mesmo proporcionar, por si sós, o prazer sexual. Deforma mais englobante, designa-se por perversão o conjunto do comportamento psicossexual que acompanha tais atipias na obtenção do prazer sexual.”
Mesmo se não tivéssemos estudado essa referencia específica, já poderíamos descartar de cara, por interpretação de texto, a Letra A, uma vez que o texto já trás o fetichismo e pede depois “de forma mais englobante”.
E com um pouco de conhecimento de psicopatologia psicanalítica, lembrar que o fetichismo é característica marcante da perversão.
Dessa forma, nosso gabarito é Letra B, por perversão.
Referência
LAPLANCHE, J. e PONTALIS J. Vocabulário da Psicanálise. São Paulo: M. Fontes, 1992.
Deixe um comentário