De acordo com a hipótese da especificidade de conteúdo, proposta pela abordagem cognitivo-comportamental aplicada à psiquiatria, os transtornos emocionais têm um conteúdo cognitivo particular. Tendo isso em vista, o transtorno do pânico está associado especificamente a medo de
- A) doenças insidiosas de modo geral.
- B) perigos físicos ou mentais iminentes.
- C) ameaças externas indiscriminadas.
- D) ações mal intencionadas das pessoas em geral.
- E) objetos externos específicos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) perigos físicos ou mentais iminentes.
De acordo com a hipótese da especificidade de conteúdo, proposta pela abordagem cognitivo-comportamental aplicada à psiquiatria, os transtornos emocionais têm um conteúdo cognitivo particular. Tendo isso em vista, o transtorno do pânico está associado especificamente a medo de
a) doenças insidiosas de modo geral.
Medo de doenças insidiosas está mais ligado a uma hipocondria.
Assertiva Falsa.
b) perigos físicos ou mentais iminentes.
Essa é a alternativa correta. Observe o texto de Freitas:
"O transtorno do pânico é considerado um problema freqüente e incapacitante na área dos transtornos de ansiedade. Segundo Hawton (1997), o termo 'ansiedade' refere-se à ansiedade difusa, que não fica restrita às situações externas específicas nem é associada ao comportamento constante e extensivo de evitação que caracteriza as fobias. O autor comenta que pesquisas recentes sugerem a conveniência da distinção de dois tipos diferentes de estados de ansiedade, sendo que no primeiro tipo, o problema predominante são os ataques de pânico periódicos que podem ocorrer inesperadamente e em quase todas as situações. A natureza inesperada e intensa das sensações durante o ataque de pânico (dispnéia, taquicardia, sensação de desmaio, etc.) leva os pacientes a acreditarem que correm perigo de algum desastre físico ou mental como um ataque cardíaco. Quando não estão vivenciando ataques de pânico, alguns pacientes são calmos, porém a maioria permanece um pouco ansiosa entre os ataques, por anteverem outro ataque."
Assertiva Correta.
c) ameaças externas indiscriminadas.
O Transtorno de Pânico está associado a um medo das próprias sensações internas e a um medo de morrer ou perder o controle. Veja o que diz o CID-10:
"A característica essencial deste transtorno são os ataques recorrentes de uma ansiedade grave (ataques de pânico), que não ocorrem exclusivamente numa situação ou em circunstâncias determinadas mas de fato são imprevisíveis. Como em outros transtornos ansiosos, os sintomas essenciais comportam a ocorrência brutal de palpitação e dores torácicas, sensações de asfixia, tonturas e sentimentos de irrealidade (despersonalização ou desrealização). Existe, além disso, freqüentemente um medo secundário de morrer, de perder o autocontrole ou de ficar louco. Não se deve fazer um diagnóstico principal de transtorno de pânico quando o sujeito apresenta um transtorno depressivo no momento da ocorrência de um ataque de pânico, uma vez que os ataques de pânico são provavelmente secundários à depressão neste caso."
Assertiva Falsa.
d) ações mal intencionadas das pessoas em geral.
Isso poderia ser uma fobia social ou algum tipo de paranoia.
Assertiva Falsa.
e) objetos externos específicos.
Essa alternativa está ligada a fobia específica.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra B.
Deixe um comentário